O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, mas não pode ser visto como algo romântico. Ele é a lembrança da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês como a ocorrida em 25 março de 1911 em Nova York, quando 125 trabalhadoras morreram queimadas num incêndio em uma fábrica têxtil, provocado pelas péssimas instalações do local.

Precariedade: Para impedir motins e greves, os patrões no início do século passado trancavam os seus funcionários no local de trabalho, durante o expediente. Foi o que ocorreu na Triangle Shirtwaist Company em Nova York. Essa tragédia revelou a precariedade que os funcionários enfrentavam para garantir o sustento de suas famílias.

Reconhecimento: Porém, é bom destacar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas por várias décadas de luta das mulheres pelo reconhecimento de sua causa. Em 1910, Clara Zetkin, do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem estipular uma data específica. Essa proposta era fruto do feminismo, quanto das correntes revolucionárias como o comunismo e o anarquismo.
O incêndio de 1911 viria a ser sugerido, nos EUA, como dia simbólico das mulheres (tal como sugerido por Clara Zetkin). A maioria dos movimentos reivindicava melhorias nas condições de trabalho nas fábricas e, por conseguinte, a concessão de direitos trabalhistas e eleitorais (entre outros) para as mulheres.

Revolução Russa: Em 8 de março de 1917, uma greve de trabalhadoras do setor de tecelagem na Rússia acelerou o processo de queda do regime monarquista naquele país abrindo caminho para a Revolução Russa. Após a Segunda Guerra Mundial, de 1940 a 1945, essa data tornou-se símbolo de homenagem às mulheres e também por causa da tragédia ocorrida em Nova York.
A partir da década de 1960, o 8 de março já havia virado data tradicional no movimento político e sindical, mas só oficializado em 1975 pela ONU, que declarou o Ano Internacional das Mulheres como ação voltada ao combate à desigualdade e discriminação sexual em todo o mundo.