Após dois meses de intervenção para reforço no pilar de sustentação, que havia sido abalado pela erosão, a Prefeitura de Guarulhos reabriu na sexta-feira (16) a passagem de pedestres sobre o rio Baquirivu, que liga a avenida Natalia Zarif (região do Terminal Metropolitano Taboão) ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, em Cumbica. A liberação foi realizada após vistoria de Defesa Civil que atestou a total segurança da estrutura.
Acompanhando a movimentação no local, o prefeito Guti comentou sobre a importância da liberação do acesso. “Fizemos uma força tarefa para concluir a recuperação desta importante passarela que liga diversos bairros ao aeroporto e por isso é utilizada por um grande número de trabalhadores que agora vão poder usufruir dela e economizar tempo no percurso diário de ida e volta ao trabalho”.
Presente ao local, a secretária de Serviços Públicos, Loredana Piovesan, falou que a rapidez na entrega da obra foi fruto de um esforço conjunto da Prefeitura. “Conversamos e nos unimos porque as secretarias devem trabalhar em conjunto para o bem da cidade e de seus moradores. O resultado foi uma força tarefa que nos possibilitou concluir o reforço da estrutura num curto espaço de tempo”, explicou.
“Realizar o reforço da estrutura para reabrir esta passarela com total segurança aos usuários foi um dos primeiros pedidos que o prefeito nos fez. Teríamos concluído a reforma num prazo ainda menor, caso não tivéssemos atravessado um período de chuvas que impossibilitou por alguns dias o trabalho no local”, afirmou o secretário de Obras, Linaldo Koga, que também foi conferir de perto o resultado final da intervenção.
Com alto fluxo de pedestres e também de ciclistas, a reabertura da passarela interditada desde novembro de 2016, foi aprovada pelos transeuntes. Funcionário do aeroporto e morador do Jardim Bela Vista, Flavio Paulino da Conceição disse que agora a vida vai ficar melhor. “Quando aqui estava fechado eu tinha que dar a volta no Cecap e gastava 40 minutos a mais. Agora com essa liberação vai facilitar bastante pra mim e também para muitas pessoas”.
A intervenção para reforço da estrutura da passarela foi realizada em parceria pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos, com apoio da Proguaru.
Fonte – Redação Guarulhosweb