Nos dias 26 e 27 de agosto, lideranças sindicais do Sindiquímicos e membros da CIPA e SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho das empresas da categoria participaram de uma série de discussões e palestras, referentes ao quadro atual existente na área de saúde e segurança do trabalho.

No encontro,  que reuniu diversas categorias, os químicos defenderam a manutenção da NR12 e repudiaram a criminalização dos trabalhadores afastados por auxílio-doença.

“O encontro entre os representantes sindicais,  profissionais de CIPA e SESMT e autoridades  promoveu a troca de experiências, além da atualização de informações sobre a atuação responsável dos trabalhadores e empresários, garantindo assim cada vez mais segurança e  integridade física no ambiente de trabalho, com gestões de prevenção e cuidados com a saúde de trabalhadores e trabalhadoras. Unidos, dizemos não ao retrocesso e criminalização dos trabalhadores”, afirma Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e CNTQ.

Pela primeira vez, o Encontro Estadual de CIPA e SESMT dos Setores Químicos contou com importantes representantes que defendem o trabalhador brasileiro, com destaque para a saúde e a segurança da classe trabalhadora – Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, DIEESE, DIESAT, FUNDACENTRO, CIST Nacional, OAB São Paulo, TRT 2ª e 15ª Região.

O 5º Encontro Estadual de CIPA e SESMT dos Setores Químicos foi realizado na Colônia de Férias dos Metalúrgicos, em Praia Grande/SP, pela FEQUIMFAR, com o apoio dos Sindicatos filiados, Força Sindical, CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico, FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho e do DIESAT – Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes do Trabalho.

No Encontro, os químicos de Guarulhos estavam também representados por seu vice-presidente, Jorge Franco Gonçalves;  o secretário-geral, Antonio Cortez Morais;  os diretores Nelson Agostinho de Oliveira (diretor licenciado do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente),  Valdemir José dos Santos (Pio) e José Valdir de Alencar, assim como Paulla Roberta, funcionária do departamento de Saúde e Cláudio Vespasiano (Vespa) da CNTQ.

Foto: FEQUIMFAR