Guarulhos não faz mais parte do seleto grupo de 10 maiores economias do Brasil. O município, que ocupava o posto de 9ª maior do país e segundo do Estado, despencou no ranking do PIB (Produto Interno Bruto) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade caiu quatro posições no Brasil e passa a ter o 13º maior PIB. Em São Paulo, Guarulhos foi superada por Osasco e Campinas e passa a ser a quarta economia do Estado.
Os resultados se referem ao ano de 2013 e refletem a decadência na economia local, com fechamento de empresas e menos investimentos no setor produtivo. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos por uma cidade. A pesquisa foi aplicada em parceria com os órgãos estaduais de estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus.
De acordo com o resultado, Guarulos contribui com 0,93 % do total do PIB do País e está no grupo das oito cidades do Estado de São Paulo que se destacaram na geração de riqueza no Brasil: cada uma teve participação, em 2013, de mais de 0,5% do PIB do país. O Produto Interno Bruto registrado de Guarulhos é de R$  49 392 842,00. .
Segundo o IBGE, esse grupo tem “grande integração entre indústria e serviços”. Dessas cidades, Osasco e Campinas estão no topo do ranking, ambas gerando 1% do valor adicionado em 2013. Guarulhos e São Bernardo do Campo ficaram logo atrás, com participação de 0,9%. Depois vêm Barueri (0,8%), Jundiaí (0,7%), São José dos Campos (0,5%) e Sorocaba (0,5%).
Em 2013, sete municípios (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Campos dos Goytacazes) concentravam cerca de um quarto do PIB do país. Já as 27 capitais, somadas, representavam 32,8% da economia brasileira. De 2010 a 2013, período de análise da pesquisa, não ocorreu alteração significativa entre os municípios com maior participação no PIB. O PIB per capita do país, em 2013, foi R$ 26.444.
Municípios e respectivas
Unidades da Federação