A greve dos bancários completou sete dias na última terça-feira (13). Embora boa parte dos serviços oferecidos pelos bancos possa ser feita no caixa eletrônico ou nas lotéricas, algumas operações são dificultadas pela paralisação.

O saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), por exemplo, só pode ser feito por quem tem Cartão Cidadão com senha cadastrada. O gestor de projetos Helder Bruno da Silva, 28 anos, não consegue sacar a grana justamente por isso.

Ele foi demitido na semana passada, quando os bancos já estavam em greve, mas não tem o Cartão Cidadão. “Fui a sete agências da Caixa e não fui atendido em nenhuma. Vou ter esperar o fim da greve”, afirma.

O saque do seguro-desemprego também só pode ser feito com o Cartão Cidadão. Quem já tem o cartão, mas esqueceu a senha, pode recadastrá-la em uma lotérica, mas precisa autorizar o procedimento antes pelo telefone 0800-7260207.

A reportagem esteve em dez agências da Caixa na capital paulista ontem e em todas elas conseguiu apenas acessar os caixas eletrônicos. Segundo informações de funcionários, todas as agências da Caixa aderiram à greve. Porém, o banco não confirmou a informação.

Com nova rodada de negociação hoje, a greve deve durar pelo menos mais um dia. Isso se a nova proposta dos bancos for aceita pelos trabalhadores. Na última reunião, no dia 9, a oferta de reajuste de 7% e abono de R$ 3.300 foi rejeitada ainda na mesa de negociação. A categoria pede aumento de 14,78%.

Como receber a grana

  • A greve dos bancários completou sete dias na terça-feira (13)
  • Durante todo o período de greve, o atendimento nos caixas eletrônicos continua funcionando
  • Porém, sem atendimento pessoal nos caixas, alguns serviços ficam prejudicados
  • Quem quer sacar o FGTS ou o seguro-desemprego, por exemplo, tem encontrado dificuldades

>> FGTS

  • Quem tem Cartão Cidadão com senha cadastrada pode sacar uma parte do FGTS nas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui e nos caixas eletrônicos
  • Nas lotéricas, o trabalhador pode retirar até R$ 1.500. O saque só pode ser feito uma vez
  • Quem não tem Cartão Cidadão vai ter que esperar o fim da greve

>> Seguro-desemprego

  • O demitido que já tem Cartão Cidadão com senha pode fazer o saque nas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui e nos caixas eletrônicos
  • Se não quiser sacar o valor total, pode solicitar, no caixa eletrônico, a transferência dos recursos para a conta poupança ou corrente da Caixa
  • Quem não tem Cartão Cidadão pode solicitar o seguro-desemprego no Ministério do Trabalho, mas não poderá receber até o fim da greve

ESQUECI MINHA SENHA

  • É possível cadastrar uma nova senha do Cartão Cidadão nas lotéricas
  • Antes, é preciso ligar no telefone 0800-7260207 para autorizar o recadastramento

>> Agências abertas

Antes de ir até uma agência da Caixa, ligue para conferir se ela está aberta
O telefone das agências pode ser consultado no telefone 0800-7260101 ou no site da Caixa

Balanço da greve

No país 11.531 agências e 48 centros administrativos estavam fechados na terça-feira (13)

O número representa 48,97% de todas as agências do Brasil

Em São Paulo, 879 agências fecharam na terça-feira

Mais de 42 mil trabalhadores participaram das paralisações