A economia de São Paulo será reaberta de forma heterogênea, gradual e segura a partir de 11 de maio e levará em conta a situação da epidemia de coronavírus em cada uma das regiões do Estado, disse nesta quarta-feira o governador João Doria (PSDB), que afirmou que a quarentena vigente até 10 de maio não sofrerá qualquer alteração.

“Hoje vamos enunciar o Plano São Paulo, plano esse que a partir do dia 11, de forma gradual, heterogênea e segura, faremos a abertura da economia do Estado de São Paulo”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

“Vamos levar em conta situações locais”, acrescentou ele, que disse ainda que as decisões serão tomadas em conjunto com as áreas econômica e de saúde de seu governo.

Também presente na coletiva, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, disse que o plano de reabertura da economia paulista também será feita por setores.

“A implementação será faseada, regionalizada e setorial”, afirmou ela. “Nós receberemos da Saúde quais são os critérios-chave.”

Doria procurou rebater críticas em relação à quarentena em São Paulo, afirmando que foi a “mais equilibrada do país” e que não foi adotado um “lockdown”, como foi necessário em outros países. O governador disse que, no formato atual, mais de 70% da economia do Estado está operando.

“Sempre garantimos o funcionamento do maior número possível de atividades da economia do Estado de São Paulo”, disse.

O governador acrescentou que, com o modelo de reabertura a ser adotada, tanto a curva de casos confirmados no Estado quanto a capacidade de tratar os doentes estará sob controle.

Eduardo Simões/Reuters)