A vantagem do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, para o petista Fernando Haddad caiu 6 pontos em uma semana e agora, a três dias da eleição de domingo, o capitão da reserva aparece com 56 por cento dos votos válidos, contra 44 por cento do ex-prefeito de São Paulo, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa anterior do instituto, divulgada há uma semana, mostrou Bolsonaro com 59 por cento dos votos válidos, enquanto Haddad aparecia com 41 por cento. A margem de erro da pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e divulgada no site do jornal, é de 2 pontos percentuais.

Nos votos totais, Bolsonaro aparece com 48 por cento, ante os 50 por cento que registrava na semana passada, enquanto Haddad soma 38 por cento, era 35 por cento.

Brancos e nulos somam 8 por cento, ante 10 por cento, e o percentual dos que não sabem ou não responderam é de 6 por cento, em comparação com os 5 por cento anteriores. De acordo com o Datafolha, do total que declarou voto branco ou nulo, 22 por cento declararam que podem mudar de ideia até o domingo.

O Datafolha também pesquisou o potencial de voto e a rejeição de ambos os candidatos. Segundo o levantamento, 46 por cento disse que votará em Bolsonaro com certeza, ante 48 por cento na pesquisa anterior, enquanto 44 por cento declarou que não votaria de jeito nenhum no presidenciável do PSL, ante 41 por cento na semana passada.

Em relação a Haddad, 37 por cento declararam ter certeza no voto no petista, ante 33 por cento há uma semana, enquanto 52 por cento disseram que não votariam nele de jeito nenhum, eram 54 por cento na semana passada.

O Datafolha ouviu 9.173 pessoas entre quarta-feira e esta quinta.