Diálogos sobre empregabilidade da pessoa com deficiência entra em nova etapa

Em menos de 4 meses o Programa Diálogos sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência já passou por 7 cidades paulistas, reuniu cerca de 350 pessoas de 25 municípios, com objetivo de estimular o diálogo entre os diversos segmentos da sociedade a respeito do direito da pessoa com deficiência ao trabalho e o cumprimento da Lei de Cotas.

Os encontros aconteceram em auditórios diferentes, mas sempre mobilizados por ampla rede que se formava em cada região.

Local dos Diálogos   DISTRIBUIÇÃO DOS PARTICIPANTES POR ATUAÇÃO PRINCIPAL
CIDADE DATA LOCAL
Osasco 05/04/2017 SENAC Entidades especializadas/ONG 24,1%
São Paulo 11/05/2017 Sincovaga Órgãos Públicos e Conselhos 23,8%
São Carlos 27/05/2017 Apae Empresas e Correlatos 22,0%
Limeira 20/06/2017 SENAC Escolas e educadores 12,2%
São Caetano do Sul 22/06/2017 ViaVarejo Sindicatos e Correlatos 6,7%
Jundiaí 30/06/2017 SENAC Outros setores e Consultores 11,2%
Paulínia 26/07/2017 Paço Municipal/Prefeitura

cats

Paulínia sediou o 7º diálogo regional

Um exemplo da força desta movimentação pôde ser conferido em Paulínia, que reuniu 94 pessoas e teve como saldo a derrubada de mitos e preconceitos além da possibilidade de trabalho em rede das organizações locais e municípios vizinhos. Dois Secretários municipais fizeram questão de participar e dar todo apoio à programação. Lá os organizadores surpreenderam criando um grupo de Whatzapp batizado de “Diálogos da Diversidade”, onde fizeram toda a preparação através de uma rede interativa. Resultado: o maior encontro regional até o momento.

Visitas começam em agosto

Os meses de agosto e setembro são destinados às visitas que são oportunidades de conhecimento de boas práticas de inclusão em diversas áreas de conhecimento.

16/08/2017 – SENAC/Aclimação – São Paulo

• Horário: 14h00 as 17h00
  • Endereço: Rua Pires da Mota, 838 – Aclimação – São Paulo
  • Objetivo: Compartilhar as experiências de Inclusão do Senac São Paulo, especialmente, no âmbito da empregabilidade de profissionais com deficiência.

Inscrições pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br

22/08/2017 – Associação Laramara – São Paulo

• Horário: 14h30 às 17h00
  • Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 353 – Barra Funda – São Paulo
  • Objetivo: Conhecer o potencial de trabalho das pessoas com deficiência visual e a tecnologia que favorece o desempenho de suas funções na indústria, no comércio, no setor de serviços, etc.

Inscrições através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br

Pesquisa da OIT em versão brasileira

A Organização Internacional do Trabalho – OIT realizou a pesquisa “A ação sindical sobre o trabalho decente das pessoas com deficiência: Um panorama mundial” e autorizou o Espaço da Cidadania a fazer a tradução para a versão brasileira da mesma.

É um panorama mundial de oportunidades para o fortalecimento da inclusão.

Diante de seu significado para empoderamento do conhecimento daqueles que defendem a inclusão pretendemos fazer uma publicação para que possa subsidiar programas de sensibilização e informação do movimento sindical e de nossos parceiros. Ela estará disponível a partir do Encontro Sindical para Inclusão das Pessoas com Deficiência na Agenda do Trabalho Decente que será realizado no Dieese em 29 de agosto.

Neste momento estamos concluindo gestões para que a versão brasileira fique acessível simultaneamente às pessoas com deficiência visual, na data de seu lançamento.

Os parceiros da publicação receberão seus exemplares apoiados para difusão em seus âmbitos de atuação.

Mais informações no e-mail ecidadania@ecidadania.org.br ou telefone 11-3685-0915

Fonte: Espaço da Cidadania