O dia internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, é a data que referenda a mobilização e união de forças para a conscientização da sociedade sobre os desafios e anseios da pessoa com deficiência.

“Infelizmente o preconceito é a pior de todas as deficiências. Para isto temos  unir esforços para que o direito ao trabalho seja respeitado em todas as empresas públicas e privadas”, Eliana do Cardoso dos Santos, diretora do  Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e secretária nacional de Assuntos e Direitos da Pessoa com Deficiência da Força Sindical.

“As pessoas com deficiências querem sentir-se  reintegradas à sociedade e produtivas,  isto inclui o acesso ao  trabalho, educação e lazer”, ressalta Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ.

O país possui mais de dez milhões de pessoas com deficiência com Ensino Médio e Superior completo, mas apenas 218 mil pessoas com esta escolaridade estão trabalhando com carteira profissional registrada. Na prática, apenas 26,5% das vagas da lei de cotas está sendo cumprida e precisamos assegurar que a cota seja atingida em sua totalidade e com qualidade.

6ª Virada Inclusiva: cultura e esporte para celebrar a inclusão das pessoas com deficiência

Haverá programação nos  dias 3, 5 e 6 de dezembro estão ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus, teatros, salas, estações de metrô, trem.

Com uma vasta programação em diversos locais e municípios, o evento homenageia o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

Confira a programação completa em viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br.  Informações: (11) 5212-3705.

A data

Instituída pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. A data também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.