O Dia do Homem foi inspirado no Dia Internacional do Homem que é celebrado anualmente em 19 de novembro.
Chamar atenção para os cuidados da saúde masculina é um dos principais objetivos do Dia Internacional do Homem. Nesta data também se debate outros temas, como a conscientização da igualdade entre gêneros e o destaque dos papéis positivos do homem na sociedade.
Os homens morrem mais cedo que as mulheres por falta de cuidado, sendo as maiores vítimas de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e de causas externas, como violência no trânsito, além também do câncer de próstata, o que mais acomete homens no Pará. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que alerta para a importância dos cuidados com a saúde masculina neste 15 de julho, Dia Nacional do Homem.
De acordo com a Sespa, é baixa a procura de homens pelos serviços de saúde pública, por questões socioculturais. Diferente da mulher, que faz a prevenção, a população masculina tende a buscar ajuda quando a doença já está grave.
Nesse contexto, a Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Sespa atende convites de instituições públicas e privadas para ministrar oficinas sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, criada e estimulada pelo Ministério da Saúde, e palestras sobre câncer de próstata, de pênis, HPV, hipertensão arterial e diabetes, morbidades que mais acometem a população masculina.
Atendimento
O atendimento do homem, assim como da população em geral, inicia na Atenção Básica (atendimento primário), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir da consulta, o profissional pode encaminhar o paciente para os serviços e centros especializados, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no caso da saúde bucal.