Semana do trabalho oferece mais de 7 mil oportunidades. Candidatos podem iniciar o processo seletivo no evento.

O vale do Anhangabaú estava lotado na manhã desta quarta-feira (11) com milhares de pessoas em busca de um emprego na 2ª semana do trabalho, emprego e renda na Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

O evento tem mais de 7 mil vagas de emprego abertas em cerca de 50 empresas. O diferencial da semana é que o candidato pode iniciar o processo seletivo no evento, já que algumas empresas montaram pontos de seleção dentro do local.

“A empresa já está aqui, então facilita a seleção”, afirma Mayara Gizoldi, de 21 anos. Cursando direito, a jovem está desempregada há 4 meses depois do corte promovido pela empresa em que trabalhava, que fazia tubos para a construção civil.

Mayara esteve na feira ontem por volta das 16h30, mas não conseguiu atendimento. Chegou hoje por volta das 7h30. “A gente vem aqui porque enxerga uma luz no fim do túnel, mas precisavam organizar melhor a questão fila. Quando cheguei não sabia onde era o final e depois falaram que ela estava fechada”, reclama.

Segundo Sandra Faé, secretária adjunta do órgão, o evento tem capacidade para atender cerca de 2.200 pessoas e que quando essa capacidade atingida, os candidatos são informados na fila e orientados a voltar no dia seguinte ou a procurar um dos postos do CAT da prefeitura. “Todos serão atendidos dentro da nossa capacidade. Já avisamos na fila para não comprometer o atendimento. Queremos que todos sejam muito bem atendidos”, ressalta.

Por volta das 7h30, já não era mais possível entrar na fila para tentar o atendimento. Segundo a secretária adjunta, a contagem de pessoas é feita manualmente, não há distribuição de senhas. Cerca de 200 pessoas estão trabalhando no evento.

Valdieli de Jesus Oliveira, de 48 anos, também reclamou da fila. “Vim ontem às 11h e já não consegui atendimento e falaram para eu vir hoje”. Ela está desempregada há 1 mês e já fez 6 entrevistas, algumas até para cargos abaixo da sua última ocupação, que foi de encarregada de limpeza.

Segundo Sandra, cerca de 3.500 pessoas foram atendidas até ontem. A previsão é que cerca de 10 mil seja atendidas até a próxima sexta.

O evento conta com 4 blocos em que a população pode, além de buscar uma vaga de emprego, participar de oficinas de orientação ao trabalho com temas como liderança, direito empresarial, empreendedorismo, entre outros assuntos.

Também há orientação sobre políticas públicas de formação técnica e profissional e orientação nutricional sobre a quantidade e açúcar, sal e gorduras em alimentos industrializados.

Serviço
A 2ª semana do trabalho, emprego e renda acontece no vale do Anhangabaú até sexta-feira (13), das 8h às 18h.