O ponto de vista dos consumidores e lojistas sobre os juros praticados por operadoras de cartão de crédito será discutido nesta quarta-feira (9) em audiência pública interativa da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Cartões de Crédito. A CPI tem o objetivo de investigar os altos juros cobrados pelas companhia e ouvirá representantes dos dois segmentos.

O tema do debate é o primeiro eixo do plano de trabalho proposto pelo relator da CPI, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE). A comissão deverá ouvir ainda em outras audiências as empresas credenciadoras e as empresas emissoras de cartão de crédito, além de representantes de áreas do governo relacionadas ao tema.

Para o debate desta quarta-feira foram convidados Paulo Solmucci, presidente da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviço (UNECS); Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais e Mídia da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste); e Maurício Godoi Amaral Lima, economista e mestre em Ciências Contábeis e Atuariais.

CPI
A CPI foi instalada em abril deste ano por sugestão do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), eleito presidente da comissão. O colegiado tem como vice-presidente o senador Dário Berger (PMDB-SC). Também compõem a CPI os senadores titulares Ivo Cassol (PP-RO), Lindbergh Farias (PT-RJ), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Lopes (PRB-RJ).