Movimento dos consumidores nas lojas caiu 1,3% no ano passado.
Queda mais intensa, de 19%, foi vista no setor de veículos.
A atividade do comércio brasileiro teve queda de 1,3% em 2015, no pior desempenho desde 2002, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (12) pela Serasa. Em 2014, o movimento dos consumidores nas lojas teve alta de 3,7%.
De acordo com a entidade, o resultado fraco foi provocado pelo aumento da inflação, pela queda dos níveis de confiança dos consumidores e pelo aumento dos juros dos financiamentos e crediários, que encareceu as prestações.
A queda nas vendas no ano passado atingiu todos os segmentos do varejo nacional. A mais intensa foi vista em veículos, motos e peças, de 19%. Houve recuo ainda em tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,5%); combustíveis e lubrificantes (-1,0%); material de construção (-2,1%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,1%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-0,9%).