As articulações para a substituição do presidente Michel Temer evoluíram nas três principais forças políticas do país. Agora, já envolve diretamente os ex-presidentes Lula, Fernando Henrique e José Sarney. Os três caciques têm mantido conversas suprapartidárias em busca de um consenso na formação de um novo governo. FHC, segundo relatos, já abriu conversas com parlamentares do PT. Além disso, ele é o principal interlocutor do presidente do TSE, Gilmar Mendes.

O senador Jorge Viana tem se movimentado pelo PT junto a outros partidos e dividido informações com Lula. O ex-presidente José Sarney esteve com Temer na segunda-feira 22 e, no dia seguinte, recebeu parlamentares do PMDB. Uma chapa PMDB-PSDB, com o ex-ministro Nelson Jobim e o senador Tasso Jereissati é, até aqui, a resultante dessas conversas. O PT não gosta dessa solução, que considera como a manutenção do ‘status quo’, mas não tem conseguido se fortalecer pela atração de partidos como o PSB e o Rede. O Rede rejeita os acertos, segundo um dos seus dirigentes.