O governador Geraldo Alckmin fez a entrega, nesta segunda-feira, 31, em Guarulhos, de mais 12,3 km do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, empreendimento idealizado para reestruturar o transporte metropolitano entre as regiões do Taboão e Vila Galvão, passando pelo Cecap e Centro.

A operação no trecho começará, gradativamente, a partir de terça-feira, dia 1 de setembro. Porém, por todo o trecho, há ainda diversos reparos sendo executados pelas empreiteiras responsáveis pela obra iniciada há dois anos.

O evento, realizado no Terminal Vila Galvão, contou com a presença do governador e do secretário deTransportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. O prefeito de Guarulhos Sebastião Almeida (PT) não compareceu. Atílio Pereira, secretário municipal de Transportes e Trânsito, o representou. Estavam ainda os vereadores do PSDB, Geraldo Celestino, Gilvan Passos e Romildo Santos, além de Gustavo Guti, do PV. O ex-deputado federal Carlos Roberto (PSDB) também esteve presente.

Projetado e construído pela EMTU/SP sob coordenação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o trecho Cecap – Vila Galvão representou investimento de R$ 99,7 milhões. Somados aos R$ 39,7 milhões da ligação de 3,7 km entre Taboão e Cecap, operando desde 2013, o investimento total do Governo do Estado foi de R$ 139,4 milhões.

Esta nova etapa conta com três faixas de circulação por sentido, sendo uma delas exclusiva para ônibus em 9,6km construídos em pavimento rígido, característica que proporciona mais conforto ao usuário e menor custo de manutenção da via. Conta, ainda, com 3 km de ciclo passeio distribuídos ao longo do corredor, além de 2,7km de via que serão compartilhados com o tráfego local, na região da Vila Augusta, entre a avenida Guarulhos e a praça IV Centenário.

CARACTERÍSTICAS DO NOVO CORREDOR

– Semáforos exclusivos para a travessia de pedestres foram implantados em todos os pontos de parada. A rede semafórica está interligada, possibilitando a sincronização dos equipamentos para melhor fluidez;

– Foram implantados 10.038 m² de paisagismo;

– Foram instaladas 170 m² de placas de advertência e orientação (sinalização vertical ) e 15.107 m² de faixas de trânsito (sinalização horizontal);

– 3 km de ciclo passeio distribuídos ao longo do corredor;

– 16 estações de embarque e desembarque, mais a Estação de Transferência Emílio Ribas que contam com cobertura e iluminação adequadas, sinalização horizontal e vertical, sistema de informação ao usuário, piso com altura de 28 cm para facilitar o embarque e desembarque em nível com o acesso aos ônibus, rampas para acesso de cadeirantes e faixas de travessia que aumentam a segurança do pedestre no seu entorno;

– O Corredor é 100% acessível com piso podotátil;

– As travessias de pedestres ao longo do corredor são adequadas para total acessibilidade, contando com rampa de acesso, piso podotátil, semaforização para pedestres e sinalização;

– No trecho de parada à esquerda e faixa exclusiva de ônibus, as estações de embarque estão localizadas próximas aos cruzamentos, facilitando o acesso de pedestres ao canteiro central;

– Iluminação adequada ao longo do Corredor para segurança noturna;

– Comunicação visual simples e de fácil visibilidade para que os usuários transitem de maneira adequada e com agilidade nas dependências do Corredor e Estações;

– A infraestrutura permite que seja instalada futuramente a cobrança eletrônica por meio de catracas, viabilizando a implantação de integração tarifária entre os sistemas intermunicipal e municipal;

– As características arquitetônicas desenvolvidas permitem que sejam implantados sistemas diversos como sonorização, painéis informativos eletrônicos, CFTV (circuito fechado de TV com sistema de câmeras de segurança) e outros.

A previsão é de que sejam transportados nesse trecho 60 mil passageiros por dia.

Operação Integrada

A entrega do trecho Cecap- Vila Galvão proporcionará aos usuários viagens mais rápidas e seguras e maior mobilidade. Ao utilizar o Cartão BOM, haverá novas opções de deslocamento para as linhas do Metrô e da CPTM por meio da integração com desconto entre linhas metropolitanas.

A linha 802 Terminal Taboão – Metrô Tucuruvi será o serviço principal do corredor e sua frota operacional triplicará, passando de três para nove ônibus, com intervalo médio de 15 minutos. O desconto na integração propiciará uma economia de até R$ 4,40 aos usuários. Veja a seguir as novas integrações possíveis:

Terminal Taboão

– Integração com desconto entre oito linhas metropolitanas com a linha 802

– Ponto terminal de 17 linhas municipais

– Frota total de 172 veículos

– Frequência de 94 ônibus hora/pico

No trecho que liga os Terminais Taboão e Cecap será possível a integração entre as linhas 552, 590, 599 e 802, facilitando os deslocamentos das pessoas que tiverem como destino as Estações Armênia, Penha e Tucuruvi.

Terminal Cecap

– Integração entre 12 linhas metropolitanas com a linha 802

– Ponto terminal de 16 linhas municipais

– Frota total de 199 veículos

– Frequência de 101 ônibus/hora/pico

Trecho Cecap  – Praça IV Centenário

– Integração de 13 linhas metropolitanas com a 802.

Trecho Praça IV Centenário  – Vila Endres

–  Operação de 19 linhas metropolitanas  com ligação direta para Armênia, Campos Elíseos, Penha, Carrão Tietê e Tucuruvi.

Trecho Vila Endres – Timóteo

Integração de duas linhas metropolitanas com a linha 802.

Trecho Timóteo a Vila Galvão

– Operação de10 linhas metropolitanas com ligação direta para as Estações Tucuruvi e Parada Inglesa.

Terminal Vila Galvão

Em dezembro de 2014 foi entregue aos usuários o Terminal Vila Galvão que também faz parte desse trecho do corredor, com quatro plataformas dotadas de bancos, lixeiras e todos os itens de acessibilidade, além de um bicicletário com capacidade para 74 unidades. Por lá, o planejamento operacional prevê:

– Integração de duas linhas metropolitanas com a linha 802

– Ponto terminal de 11 linhas municipais

– Frota total de 94 ônibus

– Frequência de 44 ônibus hora/pico.

Corredor Guarulhos – São Paulo

Trecho Taboão – Cecap

O trecho Taboão – Cecap, com 3,7 km de extensão e dois terminais de integração, foi entregue em julho de 2013. Lá operam linhas metropolitanas e municipais que compartilham a faixa exclusiva para ônibus. A circulação é de 30 mil usuários por dia.

Trecho IV Centenário (Guarulhos) – Tiquatira (Penha)

EMTU/SP trata com a Prefeitura de Guarulhos para viabilizar a implantação do Terminal Metropolitano Vila Endres e com a Prefeitura de São Paulo para viabilizar a passagem de transposição da CPTM e a duplicação do viaduto Imigrante Nordestino, na Penha.

Trecho Vila Galvão – Tucuruvi 

O projeto desse trecho de 4,5 km está em revisão. EMTU/SP trata com a Prefeitura de São Paulo com o objetivo de reduzir as desapropriações previstas.

Fonte: Guarulhosweb