Manifestação marca o início da campanha salarial da categoria, com data-base para 1 de dezembro

Aeronautas e aeroviários da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac/CUT) realizam nesta sexta (25) ato no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A concentração começa às 10h, em frente à subsede do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, e marca o início da campanha salarial da categoria, com data-base em 1º de dezembro.

Cerca de 70 mil trabalhadores devem aderir à campanha “Aviação transporta o Brasil: Crise aqui não!”. A categoria reivindica 15% de reajuste salarial, 20% para os pisos e nas cláusulas econômicas (vales alimentação e refeição e diária para os aeroviários e para os aeronautas correções nas diárias nacionais e internacionais, vale alimentação e seguro de vida) e avanço nos direitos sociais.

De acordo levantamento de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado pela Fentac/CUT e sindicatos filiados, a aviação civil brasileira não passa por nenhum tipo de crise econômica.

Em julho, a demanda de voos internacionais cresceu 21,9% em comparação com o mesmo mês de 2014. Já no setor doméstico, o mercado atingiu alta de 8,6%, chegando ao maior nível para o mês desde o início da série.

No acumulado de 2015, 56,5 milhões de pessoas utilizaram o transporte aéreo no Brasil. O número é superior em 2 milhões em comparação com mesmo período de 2014.

Fonte: RedeBrasilAtual