Sindiquímicos e dirigentes da FEQUIMFAR/Força Sindical e FETQUIM/CUT, juntos aos Sindicatos filiados,  entregaram nesta segunda-feira, 25 de setembro,  a pauta de Reivindicações dos trabalhadores no setor químico ao Grupo CEAG-10 da FIESP, no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo.

Pauta de Reivindicações

– Reajuste salarial: Inflação + 2% de aumento real
– Piso Salarial de R$ 1.650,00
– PLR no valor de 2 Pisos Salariais
– Piso do técnico químico: R$ 2.200,00
– Cartão-alimentação: R$ 160,00, entre outros.

A pauta de reivindicações inclui:
– Reajuste Salarial
– Aumento real
– PLR
– Valorização do Piso Salarial
– Em defesa do emprego
– Trabalho Decente
– Saúde e Segurança
– Igualdade de Oportunidades
– Qualificação Profissional
– Fortalecimento da Estrutura Sindical

“A nossa campanha salarial  e social, a primeira após a aprovação da reforma trabalhista,  reafirma a importância da unidade da classe trabalhadora e união das representações na conquista e manutenção dos direitos frente a precarização que a reforma trabalhista já vem causando”, ressalta Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e CNTQ – Confederação  Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico, vice-presidente da Força Sindical/SP e 2º vice-presidente da FEQUIMFAR

“É de fundamental importância a unidade de ação entre a FEQUIMFAR/Força Sindical e FETQUIM/CUT contra os impactos dessas mudanças nos direitos dos trabalhadores. Estamos na luta por medidas que fortaleçam as estruturas sindicais com o objetivo de equilibrar o processo de negociação coletiva, valorizando a autonomia das negociações e preservando direitos”, Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical

Como é de conhecimento de todos, em 11 de novembro de 2017, entra em vigor a Lei 13.467 de 13/07/17. Essa Lei alterou vários artigos da Consolidação da Lei do Trabalho – CLT, inclusive possibilitando a precarização e direitos vinculados ao Contrato de Trabalho,  salvo aqueles firmados através de negociação entre as partes, com a participação das entidades representativas das partes: empregadores e trabalhadores.

A data-base da categoria é 1º de novembro e os Químicos da Força contam com o apoio da central Força Sindical, CNTQ e da INDUSTRIALL nesta Campanha Salarial e Social.