No dia 20 de dezembro, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Guarulhos comemorou 10 anos de fundação.

O Sindiquímicos esteve representado por seus diretores, Nelson Agostinho de Oliveira, departamento de Saúde, Meio Ambiente e Segurança e Antônio Cortez Morais, secretário-geral, que parabenizaram a gerente do CEREST, Walquíria Kasaz e sua equipe pelo trabalho desenvolvido em Guarulhos e Região.

Com a presença de funcionários,  usuários e o vice-prefeito e secretário da Saúde, Carlos Derman e a secretária-adjunta de saúde Tereza Pinho  fo assinado o decreto nº 33845 em que o CEREST passa a denominar Francisca da Neves Pereira, uma entusiasta dos fóruns de saúde e do reconhecimento das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) como doenças de trabalho, como acontece hoje.

Além da placa a foto de Francisca foi entronizada  em homenagem póstuma e em agradecimento por sua colaboração.

O evento também contou com a presença dos familiares e amigos  da homenageada e do padre Berardo Graz.

Sobre a homenagem

O serviço, que é regional e atua na prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais dos 11 municípios da Região do Alto Tietê, rende homenagem a essa mulher, conhecida como Chiquinha.

Nascida em Pernambuco, Francisca das Neves era militante assídua nos movimentos sociais. Fundou a Associação de Prevenção e Combate a LER do Estado de São Paulo, foi membro do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos, atuou no Fórum de Saúde do município e na Plenária Popular do Estado de São Paulo, representando a cidade e o Estado em conferências e seminários.

A pernambucana, que também lutava contra um câncer de mama, faleceu em 14 de fevereiro deste ano com 49 anos de idade. A denominação deste serviço com seu nome é uma forma de homenagear quem sempre lutou por aquilo que hoje representa a linha de trabalho do CEREST: desenvolver ações para a redução das doenças e agravos relacionados ao trabalho, proporcionando o ambiente mais saudável, por meio de um atendimento humanizado e acolhedor.

Fonte – Troad Comunicação com informações da PMG