Depois de deixar seus planos de gastos de lado em 2015, os brasileiros querem encontrar neste ano meios de realizar seus sonhos de consumo —ou ao menos se aproximar do padrão que o crescimento econômico e a alta do crédito tornaram possíveis nos últimos anos.

Uma pesquisa do instituto Data Popular aponta que 91% da população reduziu seu consumo no ano passado, com o agravamento da recessão e o desemprego maior.

Entre os desejos não realizados, estão viajar para fora do Brasil (65% dos que tinham essa intenção deixaram de fazê-lo), adquirir a casa própria (63% não conseguiram) e comprar um carro (48% adiaram os planos).

Mas, de acordo com Renato Meirelles, presidente do instituto, o plano agora é deixar a crise de lado. “As pessoas já estão cansadas, não querem deixar de pôr em prática de novo o que pretendiam fazer no ano passado”, diz.

Os dados mostram, por exemplo, que 78% dos que deixaram de reformar a casa em 2015 planejam fazê-lo neste ano. Comprar móveis para casa e um computador também está na lista dos que adiaram a aquisição de bens.

Para conseguir atingir o objetivo, 72% pretendem buscar fontes de renda extra, enquanto 62% vão poupar com outros gastos para que possam redirecionar os recursos. Outros 56% pretendem conseguir um financiamento -era possível apontar mais de uma alternativa.

PIOR CRISE

O Data Popular mostra também que para 55% dos brasileiros, a crise atual é a pior já vivenciada.

“Isso acontece por dois fatores. O primeiro é etário: metade dos entrevistados não eram consumidores na última grande crise”, diz Meirelles. “Além disso, essa é a primeira crise em uma geração em que os consumidores não têm apenas a sensação de estagnação. Eles sentem que estão perdendo.”

O instituto ouviu 3.500 pessoas, em 153 municípios do país.