Central encerra o 8º Congresso. O Sindiquímicos esteve representado por sua diretoria que reafrmou seu compromisso de luta pela manutenção dos direitos trabalhistas.

DIREÇÃO NACIONAL
EXECUTIVA NACIONAL

A Força Sindical encerrou hoje, dia 14, seu 8º Congresso Nacional, que começou no dia 12 em Praia Grande-SP.

Durante três dias, os delegados inscritos, de 28 delegações, incluindo a estrangeira, debateram o Projeto de Resolução, uma espécie de guia que norteou as discussões. Em todos os grupos, as decisões foram a unidade da Central e a continuidade da luta contra projetos que retiram direitos.

O secretário-geral da Força João Carlos Gonçalves, Juruna, o 2º vice-presidente Miguel Torres e o 1º secretário Sergio Luiz Leite leram os nomes dos integrantes da Executiva da Central. A direção é composta de 580 dirigentes sindicais. A Central continua sendo presidida pelo presidente Paulinho, Juruna na Secretaria-Geral; Melquíades Araújo, 1º vice-presidente, Miguel Torres, 2º vice-presidente.

No Congresso foi aprovada também uma moção de repúdio à perseguição política feita ao presidente da Força desde 2002, quando Paulinho foi candidato a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes à Presidência da República.

Carta da Praia Grande

Foi aprovada também a Carta da Praia Grande, na qual os sindicalistas resolvem o seguinte:

Atuar com todas as forças progressistas desenvolvimentistas do País, e cerrar fileiras na construção de uma sociedade em que as relações de trabalho sejam justas e inclusivas;

Alertar aos segmentos do capital predatório que, para um desenvolvimento sustentável e produtivo, faz-se necessário equilíbrio entre os direitos dos trabalhadores e dos interesses desenvolvimentistas, em uma parceria de compromissos em favor do bem comum;

Reafirmar nossa luta e a necessidade de unidade de ação em prol de uma sociedade justa, com emprego, renda, saúde, educação, transporte, moradia e dignidade para todos.

Leia carta http://www.fsindical.org.br/forca/leia-a-carta-da-praia-grande-aprovada-durante-o-8o-congresso-da-forca-sindical

Mulheres

Durante o Congresso, as mulheres lutaram e conseguiram a participação de 30% nos cargos de direção da Central e, para o próximo Congresso, poderão chegar a 50%. A decisão foi comemorada pelas trabalhadoras, que lutaram muito para ter essa reivindicação atendida. Paulinho cumprimentou-as pela garra. Participaram do Congresso 322 delegadas sindicais.

25 organizações de sindicalistas estrangeiros presentes no Congresso da Força

A presença de representantes de 25 organizações estrangeiras de 13 países no 8º Congresso da Força Sindical foi comemorada pelo secretário de Relações Internacionais da Central Nilton Souza, o Neco, um dos idealizadores da ADS (Alternativa Democrática Sindical) fundada no dia 20 de abril, em Bogotá, Colômbia.

Fonte: TROAD Comunicação com Informações das Assessorias de imprensa da Força Sindical e FEQUIMFAR