Antonio Silvan Oliveira, presidente do SindiQuímicos Guarulhos e CNTQ, participou do Encontro Setorial Químico e Farmacêutico promovido pela IndustriALL Global Union. O evento, realizado no Hotel Leques, em São Paulo SP, reúne lideranças da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados, e dirigentes sindicais de diversas regiões do estado de São Paulo, além de representantes de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul.

Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR, membro do Comitê Executivo da IndustriALL e copresidente global do setor químico e farmacêutico da entidade, coordena o encontro e ressaltou a importância do debate e da análise da conjuntura desses setores.

A mesa de abertura contou com a participação de Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical; Lucineide Varjão, vice-presidente da IndustriALL América Latina e Caribe; Geralcino Teixeira, presidente da CNQ/CUT; e Tom Grinter, diretor global do setor químico e farmacêutico da IndustriALL.

Os Químicos da Força estão representados por lideranças do SindiQuímicos de Guarulhos, Sindicatos dos Químicos da Baixada Santista, Itatiba, Jaguariúna, Itapecerica da Serra, Rio Claro, Cosmópolis, Americana e São João da Boa Vista, além de Catalão (GO), Goiânia (GO), Uberaba (MG) e Belo Horizonte (MG).

“Esse evento nos permite ampliar o olhar sobre os desafios internacionais, como o tarifaço, e reforçar que o movimento sindical tem atuado de forma propositiva, defendendo a manutenção de empregos, direitos e medidas para fortalecer a indústria nacional”, destacou Serginho.

Silvan exaltou a importância do evento e relevância da IndustriALL. Na oportunidade, o líder sindical, destacou que, a unidade sindical na defesa dos interesses dos trabalhadores precisa ser continua.

Para Tom Grinter, “esta é uma oportunidade para conhecer as realidades dos setores em várias regiões do país, compreender as vitórias e os desafios urgentes e alinhar estratégias para fortalecer ações sindicais conjuntas”.

Na programação, os economistas Daniel Ferrer e Marilane Teixeira, do DIEESE, apresentaram uma análise sobre os impactos do tarifaço nos setores químico e farmacêutico no Brasil. Em seguida, representantes da CNQ/CUT e da FEQUIMFAR/Força Sindical compartilharam relatos que traçam um panorama atualizado das duas áreas.

O encontro será encerrado com a definição de ações conjuntas para o enfrentamento dos desafios do setor químico e farmacêutico no Brasil.