Neste mês de setembro, o Brasil registrou crescimento de 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto), por causa da forte aceleração da atividade, guiada pela indústria e pela retomada dos investimentos no País. Os dados são do Ministério da Fazenda.
Segundo Silvan, o ano de 2024 tem sido marcado por crescimento promissor da indústria química brasileira. Desde janeiro ocorre aumento significativo na taxa de empregos, além de novos investimentos que alavancam o setor.

A indústria química está presente na base de dados de todas as demais cadeias produtivas, como alimentos, bebidas, combustíveis, plásticos, fibras sintéticas, autopeças, defensivos agrícolas, fertilizantes, cosméticos, computadores, eletroeletrônicos, construção e saneamento.

Negociação – A indústria química responde por 11% do PIB brasileiro, é o terceiro maior setor do Brasil e o sexto mais importante do mundo, gera 2 milhões de empregos diretos e indiretos e tem capacidade instalada no formato de fábrica e equipamentos de US$ 180 bilhões (equivalente a R$ 900 bilhões). Portanto é um seguimento que apresenta boas condições de pagar salários que possam melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida dos seus funcionários. A indústria química brasileira é um seguimento muito rico.

De acordo com Silvan, na mesa de negociação não há motivo para argumentos negativos quanto à concessão de reajustes salariais que melhorem o padrão de vida dos trabalhadores. Não é um setor que esteja com o pires nas mãos. Pelo contrário, é uma indústria que a cada ano aumenta mais ainda o seu faturamento. Dados da Abiquim informam que a demanda por produtos químicos no Brasil teve crescimento médio anual de 3,1%, no período entre 1990 e 2021.

A indústria química brasileira vigora entre as seis maiores do mundo, atrás de China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Coreia do Sul. Dados da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) revelam que o setor fatura cerca de US$ 190 bilhões (equivalente a R$ 950 bilhões). Este valor poderá subir mais ainda com o crescimento a partir de ganhos de eficiência energética e climática. Ou seja, mais dinheiro nos cofres dos empregadores, que poderá resultar em excelentes ganhos na PLR, porque é através do suor do trabalhador no chão de fábrica que ocorre aumento do lucro da empresa.

Reivindicação

Piso Salarial no valor de R$ 2.400,00
PLR no valor de 02 pisos salariais
Redução da semana de trabalho