Sanções são dirigidas àqueles que ajudem o regime comunista.
Coreia do Norte disse em janeiro ter testado bomba de hidrogênio.

O presidente americano, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira (18) uma lei que impõe novas sanções à Coreia do Norte, após as provocações de um recente teste nuclear e do lançamento de um foguete, informou a Casa Branca.

A lei sancionada por Obama foi aprovada pelo Congresso na semana passada. O texto reforça as sanções a Pyongyang para a importação de bens e de tecnologia relacionados com armas de destruição em massa, assim como a qualquer pessoa envolvida em abusos aos direitos humanos, completou a Casa Branca.

As sanções, que incluem o congelamento de ativos, a proibição de vistos e o repúdio de contratos públicos americanos, estão dirigidas contra toda pessoa ou empresa que ajude o regime comunista de Pyongyang, principalmente na aquisição de materiais para fabricar armas de destruição em massa.

A Coreia do Norte proclamou em 6 de janeiro ter testado com êxito uma bomba de hidrogênio, anúncio que os especialistas internacionais receberam com grande ceticismo. Esta explosão constituiu o quarto teste nuclear do regime mais isolado do mundo e uma nova violação de resolução da ONU.

O novo texto endurece as sanções prévias a Pyongyang e torna obrigatórias as penalidades que até agora estavam entregues à discrição do presidente.

Embora todas as empresas que ajudam a Coreia do Norte possam ser sancionadas, sem dúvida será “difícil” aplicar a lei a empresa chinesas vinculadas a Pyongyang, admitiu o senador republicano Bob Corker, presidente da Comissão de Assuntos Exteriores.

“O objetivo não é castigar a China”, explicou. “Mas se há entidades que ajudam (o regime norte-coreano) e nós sabemos que há, elas serão castigadas”, disse Corker, que chamou o governo de Obama a ser intransigente.