Lideranças da FEQUIMFAR e CNTQ participaram de uma reunião com o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, para discutir a elaboração de um plano nacional de qualificação de mão de obra em parceria com as entidades sindicais, o MTE e o Codefat

O encontro abordou especialmente as demandas do estado de Mato Grosso, com destaque para o setor do etanol de milho, que tem apresentado forte expansão e necessidade crescente de trabalhadores qualificados.

Durante a reunião, Maria das Graças Carriconde, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região e do Instituto Educar, apresentou experiências locais e nacionais de formação promovidas pela entidade.

Na oportunidade, Serginho destacou que este ano são comemorados os 50 anos do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e 35 anos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). “Temos desafios enormes pela frente, e a qualificação profissional é essencial para garantir emprego de qualidade, desenvolvimento regional e fortalecimento da indústria nacional”, destacou a direção da FEQUIMFAR.

Estiveram presentes na reunião Antonio Silvan Oliveira, presidente da CNTQ e do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região, Marcos Valério, assessor sindical, Alberto de Jesus, presidente do STI Etanol de Rondonópolis MT, que estava acompanhado de Luiz Antônio, o “Canana”, e Issac Wallace, presidente da Federação dos Químicos e Farmacêuticos do RJ.