A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou nesta segunda-feira (18) novos procedimentos de segurança em voos domésticos em todos os aeroportos, o que causou filas no embarque em Congonhas pela manhã. A partir de agora quem viajar dentro do país também será submetido a revista ou uso de escâner corporal.

 

De acordo com a Infaero, que administra os aeroportos no país, era esperado aumento das filas para passar pela fiscalização nesses primeiros dias. Para evitar transtornos, as companhias aéreas recomendam que os passageiros de voos nacionais cheguem com uma hora e meia de antecedência.

Até as 9 horas desta segunda a Infraero registrou cinco decolagens atrasadas em Congonhas, mas não confirmou se são reflexo da demora para entrar nas salas de embarque.  

Com as novas medidas está proibido o embarque de notebooks em voos domésticos e os agentes foram orientados a retirar esses equipamentos da bagagem de mão. 

Segundo a Anac, as mudanças foram implementadas porque fazem parte da atualização das medidas de segurança na aviação civil e nega que foram motivadas pelas Olimpíadas, quando irá aumentar o fluxo de passageiros no país.