Dado do segundo trimestre é idêntico ao do primeiro.
Crescimento de abril-junho é superior à previsão média de 17 analistas.

O PIB chinês cresceu 6,7% no segundo trimestre, mais que o previsto, o que alimenta as esperanças de uma estabilização da segunda economia mundial, fortemente desacelerada, segundo dados oficiais publicados nesta sexta-feira (15). Na comparação trimestral, o PIB cresceu 1,8%.

O dado do segundo trimestre é idêntico ao do primeiro.

Diante dos números publicados, “a economia nacional se desenvolveu de forma moderada, mas estável e saudável”, anunciou o Escritório Geral de Estatísticas, que diz acreditar que o objetivo de crescimento anual, fixado entre 6,5% e 7%, será alcançado.

O crescimento do período abril-junho também é superior à previsão média de um painel de 17 analistas, que esperavam uma expansão do PIB de 6,6%.

“É uma boa surpresa, não há dúvida. Mas penso que se deve a uma aceleração significativa do crescimento do crédito”, disse Klaus Baader, economista-chefe da Société Générale em Hong Kong.

Pressionada pela demanda fraca doméstica e externa, excesso de capacidade industrial e investimento privado fraco, a economia da China cresceu 6,9% em 2015, taxa mais fraca em mais de duas décadas.

A agência de estatísticas da China afirmou que a economia ainda enfrenta pressões para baixo, mas que o crescimento econômico no primeiro semestre estabelece uma boa base para o cumprimento da meta do governo em 2016.