Fotos: Antônio Carlos/Solèy
Cumbica, em especial a Cidade Satélite de Cumbica, concentra uma grande diversidade de empresas que atende diversos setores, com mais de 5 mil empresas. Um dos mais importantes pólos industriais e logísticos do Brasil, impulsionado pela sua localização estratégica próxima ao Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) e às rodovias presidente Dutra e Ayrton Senna, mas a infraestrutura de Cumbica é insuficiente e deixa muito a desejar. Ruas sem pavimentação com esgoto a céu aberto, entulhos, rua cheia de buracos, entre outros problemas sérios. Estivemos na Rua Mineiro, Av. Projeta, Rua Santa do Ipanema, Rua Bom Jardim, Av. Diorama, Rua São Cristóvão, “Av. Da Morte”.
Questionada sobre seus planos para região de Cumbica, atual de administração da prefeitura de Guarulhos fez a seguinte manifestação.
Confira a Íntegra
A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Administrações Regionais (SAR), tem intensificado as ações em infraestrutura urbana na Cidade Satélite.
Através da Regional Cidade Satélite da SAR, a municipalidade tem atuado diariamente na região com a promoção de serviços como o desassoreamento de córregos, roçagem e capina do mato, varrição, desobstrução de bocas de lobo, entre outros.
Em relação à iluminação pública, somente em 2025 foram implantados 386 novos pontos. Hoje, a Cidade Satélite conta com 2.193 pontos de iluminação pública todas com lâmpadas de LED, que consideradas mais econômicas e proporcionam mais segurança para a população.
Em função da quantidade de informações a serem levantadas e da eventual necessidade de serem realizados estudos para avaliação da situação, solicitamos a formalização das demandas por meio de ofício endereçado aos secretários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Infraestrutura Urbana, Mobilidade Urbana e Verde, Clima e Sustentabilidade.






























Verdade
As obras de infraestrutura que encontramos em andamento na cidade satélite é fruto de investimento do governo federal, a exemplo a Rua Cecília Frozen, que foi pavimentada e sinalizada.
É lamentável que uma região com tamanha importância ainda sofra com ausência de infraestrutura, saneamento, segurança e mobilidade. É necessário que atual gestão volte os seus olhos para a realidade de um dos maiores polos industriais do Estado de São Paulo.

