Em 8 de dezembro, Guarulhos completa mais um ano de vida. Apesar da desastrosa administração do prefeito Guti (PSD), o município permanece de pé. Ainda é a segunda cidade mais populosa do Estado de SP, a 13ª com mais habitantes do Brasil e a 53ª com mais gente no continente americano.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é a 12ª cidade mais rica do Brasil e atualmente tem 1.392,121 habitantes. Detém o 4º maior PIB de SP e o 12º maior do País. Guarulhos, atrás da cidade de São Paulo, ocupa grande destaque na América Latina como um grande e moderno parque industrial com ampla diversidade de indústrias, empregando inúmeros trabalhadores, das mais variadas categorias.
Na avaliação do SindiQuímicos Guarulhos, os maiores responsáveis pela posição econômica que o munícipio ocupa são os trabalhadores, que na maioria das vezes sofrem com transporte coletivo de qualidade ruim, ruas sem pavimentação, em determinados bairros da periferia e também da falta de segurança pública.
Para complicar, desde que assumiu o cargo, o prefeito Guti (PSD) adotou a cartilha neoliberal de manter o mínimo possível a presença do Estado na economia. Guti entregou à iniciativa privada o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e agora a Proguaru (empresa de economia mista), retirando o emprego de 4,7 mil servidores.
Mesmo com todos esses ataques, Guarulhos vai permanecer progredindo, retirando energia do esforço de sua guerreira e forte classe trabalhadora e das entidades de classe que não medem esforços para defender os interesses legítimos desta nobre população. Parabéns amada cidade!!!