Ao contrário de muitos setores no Brasil, a indústria farmacêutica vem apresentando um pujante crescimento. E apesar da instabilidade econômica no país, esse mercado é cada vez mais impulsionado por algumas empresas que promovido aquisições, expansão de novas unidades e ampliação do negócio com investimentos. No ano passado, o setor obteve um dos melhores resultados dos últimos cinco anos e registrou crescimento de 11% e chegou a um faturamento de R$ 90 bilhões, conforme dados da Interfarma e obteve um dos melhores resultados dos últimos cinco anos.
De acordo com o Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, o mercado farmacêutico brasileiro somou R$ 215,6 bilhões em vendas. O estudo mostrou crescimento do varejo abaixo dos canais institucionais, porém ainda acima da inflação.
Uma das tendências para 2020 é o crescimento das farmácias como um local agregado de conveniência. Segundo pesquisas, os Medicamentos Isentos de Prescrição – MIPs representam cerca de 30% das unidades vendidas do total de medicamentos no Brasil, e uma pequena parcela do receituário médico abrange produtos dessa categoria. Os médicos conhecem, exatamente, a utilidade terapêutica que os MIPs possuem, por isso são comumente prescritos.
Também de acordo com a IQVIA, o mercado farmacêutico global irá ultrapassar US$ 1,5 trilhão até 2023, crescendo a uma taxa de anual de 3% a 6% nos próximos cinco anos, segundo dados do “The Global Use of Medicine in 2019 and Outlook to 2023″.
O relatório traz os principais impulsionadores de crescimento, que continuarão sendo os Estados Unidos e os mercados farmacêuticos emergentes, com 4% a 7%; e 5% a 8% de crescimento anual composto, respectivamente.
Esse número colocaria o Brasil na quinta posição do ranking mundial da indústria farmacêutica.
O aumento da expectativa de vida da população, o crescimento do mercado de genéricos, o avanço da biotecnologia, uma maior preocupação com a saúde, além do constante lançamento de novos produtos são alguns dos movimentos que explicam essa ascensão.

“O mercado farmacêutico apresenta crescimento próximo a 10% em 2019, acima do verificado nos últimos anos, que ficou em torno de 4% a 8%. Se descontarmos a inflação, 2019 foi o melhor ano dos últimos cinco anos em termos de crescimento real”, explica o diretor associado de Relacionamento com Parceiros Estratégicos da IQVIA, Alexandre Santos.