informequim
O Jornal Eletrônico do Sindicato - Fevereiro 2000

Departamento Feminino quer conscientizar trabalhadoras

A diretora do Departamento da Mulher Trabalhadora do Sindicato, Vilma Pardinho, afirma que o principal objetivo do departamento é “conscientizar as trabalhadoras dos seus direitos como mulheres e como trabalhadoras”. O departamento está preparando um evento para o dia 3 de março para celebrar o Dia Internacional da Mulher que é comemorado no dia 8 de março. A seguir, trechos da entrevista concedida ao jornal Informequim.
Informequim – Quais são os principais objetivos do departamento da mulher? Vilma Pardinho – Vamos trabalhar a conscientização política, da saúde, enfim dos direitos mais gerais das mulheres trabalhadoras. Já realizamos e continuaremos realizando palestras com profissionais das mais diversas áreas, debates, oficinas, enfim, eventos de formação. Também estaremos oferecendo espaços para requalificação profissional das trabalhadoras, com cursos e treinamentos. Uma outra coisa que estamos estudando é ampliar as condições de guarda dos filhos que as trabalhadoras que são mães dispõem. Atualmente, as empresas se limitam, na maioria, a cumprir o determinado na Convenção Coletiva. Queremos fazer algumas parcerias que viabilizem creches e outros espaços regionais para a guarda dos filhos destas trabalhadoras.] Informequim – Quanto a luta pela ampliação dos direitos da mulher, o que o departamento pretende fazer? Vilma – Vamos lutar para melhorar ainda mais os direitos previstos no acordo coletivo. No seminário do dia 3 de março, nossa intenção é formar uma comissão de mulheres trabalhadoras que irão discutir propostas de reivindicações que iremos apresentar nas próximas campanhas salariais. Além disto, estamos lutando, junto com outras sindicalistas, pela criação de um Centro de Amparo à Mulher Trabalhadora em Guarulhos. Informequim – Qual tipo de atendimento o departamento presta à mulher da categoria? Vilma – Damos orientações para as mulheres quando estas são vítimas de algum tipo de violência, seja ela física, moral, sexual, na residência ou no ambiente de trabalho. Procuramos encaminhar os casos para os órgãos competentes, como a Delegacia da Mulher e outras instituições. Damos também orientações e encaminhamentos para os casos de doenças ocupacionais, como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e outras. Informequim – Uma das dificuldades que algumas mulheres têm para participar dos eventos são os seus compromissos com filhos. Como o departamento pretende superar esta dificuldade? Vilma – Olha, eu entendo que há esta dificuldade, mas entendo que quando a gente quer fazer alguma coisa, sempre arranjamos tempo. Eu mesma sou mãe de dois filhos e me organizo para dar conta dos meus compromissos como mãe e como diretora do Sindicato. Inclusive, as mulheres que são mães podem trazer seus filhos para os eventos que o departamento organizar, não há nenhum problema. Informequim – Qual a mensagem que gostaria de deixar para as mulheres da categoria? Vilma – Que participem do departamento, do Sindicato. Sejam sindicalizadas e tenham uma participação ativa na vida do Sindicato e, principalmente, do departamento da mulher.

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]