informequim
O Jornal Eletrônico do Sindicato - Fevereiro 2000

CPI visita a FURP e constata eficiência do laboratório estatal

Preços praticados pela FURP deixam evidentes os abusos dos laboratórios privados
No dia 7 de fevereiro, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Medicamentos visitaram as instalações da Fundação para o Remédio Popular, em Guarulhos, e constataram a eficiência do trabalho deste laboratório estatal que garante a produção de medicamentos a preços bem abaixo dos praticados pelas empresas multinacionais do ramo farmacêutico. A FURP produz 82 medicamentos para abastecer hospitais e postos de saúde estaduais e de 645 municípios e também é responsável pela distribuição de 40 medicamentos essenciais do programa “Dose Certa”. A renda obtida pela FURP garante não só o custeamento de toda a sua produção mas também um “lucro” de 12% que é totalmente reinvestido nas instalações da empresa. Esta margem de retorno em níveis civilizados, ao contrário das praticadas pelos laboratórios multinacionais, garante à estatal praticar preços bem abaixo do mercado. Na tabela abaixo, veja os preços praticados pela FURP comparados com o mercado:

Medicamento (nome de fantasia)

Quantidade

Preço da FURP

Preço do medicamento na farmácia

Laboratório privado que produz

Novalgina

50 frascos

Hoescht

A tabela mostra que as diferenças de preços entre a FURP e os laboratórios privados pode chegar a 2.303%, como é o caso do medicamento Capotem, utilizado para reduzir a pressão de pessoas hipertensas. As conclusões dos parlamentares da CPI demonstram que a FURP é uma empresa eficiente e vem cumprindo um importante papel social ao produzir medicamentos baratos para os postos de saúde. Expôs também o grau de ganância que existe nos laboratórios privados que praticam preços abusivos. Apesar de tudo isto, o governador do Estado, Mário Covas, se recusa a reconhecer o esforço e a eficiência dos trabalhadores da FURP porque nega que estes tenham direito a um programa de participação nos resultados como existe em todas as grandes empresas.

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]