Os Estados Unidos e a China chegaram a um acordo para uma nova resolução da ONU contra a Coreia do Norte, disse a Casa Branca nesta quarta-feira (24), e as duas potências não aceitarão Pyongyang como um “Estado com armas nucleares”.

As negociações envolveram a conselheira de segurança nacional dos EUA, Susan Rice, e o ministro chinês de Relações Exteriores, Wang Yi, e começaram há seis semanas – quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, em 6 de janeiro.

O próprio país afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio – que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. Os outros três testes nucleares ocorreram em 2006, 2009 e 2013.

O acordo é sobre “a importância de uma resposta internacional forte e unida às provocações da Coreia do Norte, incluindo uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que vá além das resoluções prévias”, disse Ned Price, porta-voz do Conselho. “Concordaram que não aceitarão a Coreia do Norte como um Estado com armas nucleares.”

O porta-voz disse ainda que o presidente Barack Obama participou da reunião “para destacar seu interesse na construção de uma relação firme e produtiva entre Estados Unidos e China” e que o americano espera receber o presidente chinês, Xi Jinping, durante a cúpula nuclear, que será realizada em Washington, entre 31 de março e 1º de abril, para “trabalhar juntos”.

Os EUA entregaram um rascunho do acordo sobre a nova resolução aos outros três membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Grã-Bretanha, França e Rússia – e apresentarão em breve um texto formal aos 15 membros do organismo, segundo vários diplomatas na instituição.