O INSS é o porto seguro no momento da necessidade
Todo trabalhador precisa do amparo da Previdência Social, seja na ativa ou quando obtém a aposentadoria. É o porto seguro no momento da necessidade. Afinal de contas ninguém consegue adivinhar quando poderá sofrer grave acidente e depender do auxílio-doença para ajudar a colocar o alimento dentro de casa, ou mesmo ter de enfrentar uma invalidez permanente.
Mas a maligna reforma da Previdência, vendida como salvação da pátria pelo governo golpista de Michel Temer, após derrubar a presidente Dilma Rousseff, serviu para empurrar centenas de milhares de trabalhadores para fora do INSS. Um Congresso Nacional, inimigo das conquistas previdenciárias, ajudou jogar pá de cal sobre os sonhos de se aposentar dignamente.

Idade: Em vez de melhorar, essa reforma draconiana prejudicou ainda mais a vida do trabalhador. Num sistema que pune quem adota a honestidade como padrão ético, o então governo Michel Temer centrou fogo em dificultar a chegada à aposentadoria. Um dos absurdos é fazer com que os novos trabalhadores que entram no mercado só conseguirem o benefício da aposentadoria ao atingir 65 anos de idade.

Realidade: Infelizmente, a atual política trabalhista considera velho quem atinge 40 anos de idade, quando a velhice começa aos 65 anos. Por essa terrível ótica, os novos trabalhadores ficarão na ativa dos 20 aos 40 anos. Mas como alguém conseguirá permanecer na informalidade durante 25 anos, até chegar aos 65 anos, para obter o benefício por idade. Essa pergunta precisa ser respondida urgentemente pelo novo governo que assume o poder em 1º de janeiro de 2023.