“No Seminário de Negociação Coletiva, discutimos e avaliamos o cenário político e econômico do setor e referendamos uma pré-pauta de reivindicações que será levada para aprovação dos trabalhadores da base. Nossa luta é pelo aumento real, PLR e piso, melhores condições de trabalho, além de mais segurança e saúde no ambiente de trabalho”, declara Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical.

Dirigentes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ) e de seus Sindicatos filiados estiveram reunidos no dia 24 de agosto, no Seminário de Negociação Coletiva da Campanha Salarial e Social do setor químico e plástico.

Após palestras e debates sobre o cenário político e econômico do setor, foi elaborada uma pré-pauta de reivindicações da categoria, bem como estratégias para a negociação coletiva deste ano.

Ao fim do Seminário, líderes da FEQUIMFAR e Sindicatos filiados aprovaram as reivindicações que serão levadas às assembleias para aprovação dos trabalhadores e após aprovação serão entregues aos representantes patronais do Grupo CEAG 10 da FIESP em setembro.

Destaques da Pré-Pauta de Reivindicações:

Reajuste de 13% (INPC mais aumento real)
Piso de R$ 1.500,00
Piso para técnico de R$ 2.100,00
PLR no valor de 2 salários normativos

As principais bandeiras de luta dos Químicos da Força são:

• Reajuste Salarial
  • Aumento Real
  • PLR
  • Trabalho Decente
  • Redução da Jornada de Trabalho
  • Saúde e Segurança
  • Mais e melhores empregos
  • Igualdade de Oportunidades
  • Combate à Descriminalização
  • Qualificação Profissional

A data-base da categoria é 1º de novembro

A FEQUIMFAR e seus 33 Sindicatos filiados representam mais de 130 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes.