O prefeito Guti (PSD). imagina que a população é boba ao revogar a famigerada cobrança da taxa do Lixo. Tenta alimentar a imagem de bom mocinho, quando na verdade, foi a mobilização da sociedade civil organizada a responsável pela eliminação deste ato, que só poderia partir de alguém que jamais se preocupou com o trabalhador.

Age como os péssimos atores, informando que o guarulhense que já pagou essa taxa, poderá receber o dinheiro de volta; mas depois anuncia o cancelamento dos boletos que estão próximo do vencimento e depois anuncia que as pessoas que já pagaram não terão mais o dinheiro em suas contas correntes. Ou seja, diz algo e toma outro tipo de atitude.

Para tentar se manter no poder, investe na criação de uma base de campanha visando à eleição de deputados, como forma de no futuro tentar voltar ao cargo de prefeito, visto que agora está impossibilitado de se candidatar, pois se encontra no seu segundo mandato. É a tentativa de a elite prosseguir no comando da cidade de Guarulhos.