Na Bíblia, no livro de Gênesis, capítulo 3, versículo 19 está escrito que “do suor do teu rosco comerás o teu pão.”. São as pessoas que preferem a honestidade, derramar o suor trabalhando para levar o sustento para casa e lutar todos os dias para que a fome nunca atinja os seus familiares. Porém, nos dias atuais a situação é cada vez mais complicada.

A inflação já ultrapassou os dois dígitos e destrói o poder de compra do trabalhador numa velocidade bem alta. Não há escapatória: feiras livres, supermercados, mercearia ou vendas por atacado. Em todos os lugares, os preços estão altos. O óleo mais em conta custa quase R$ 11,00!, couve manteiga R$ 6,99; banana nanica R$ 5,99; cenoura R$ 13,99; batata R$ 8,99 o kg; pimentão R$ 22,90.

Mesmo suando bastante, o trabalhador parece que não consegue vencer a batalha. Visto que o seu salário é atacado ferozmente pela inflação. Por outro lado, os banqueiros continuam nadando no mar do dinheiro ganho sem nenhum esforço. Em 2021, os quatro grandes bancos (Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil), juntos, tiveram lucro líquido de R$ 81,632 bilhões.

Empresas

O valor nominal (sem desconto da inflação) teve crescimento de 32,5% na comparação com 2020. Em 2019, o lucro foi de R$ 81.508 bilhões. Neste mesmo ano de 2021, seis em cada dez empresas, no Estado de SP, (63%) viram o faturamento reduzir desde o início da pandemia até 2022. De janeiro a abril de 2021, fecharam as portas no Brasil 139 mil empresas. Entre as de grande porte, 13 mil acabaram atingidas no ano passado.

As micro e pequenas empresas foram as mais prejudicadas, pois em época de crise encontram dificuldades para ter acesso ao crédito normal, e não conseguem dinheiro para investimento. Mas para vencer esse cenário terrível, o trabalhador não pode jamais perder a fé, de que algo vai mudar neste país. A nossa economia não permanecerá eternamente na escuridão. A luz lançará o seu brilho e os trabalhadores terão de volta a dignidade financeira que perderam nos últimos anos.

Que neste Dia do Trabalho, os lamentos fiquem longe dos corações e mentes das pessoas que são responsáveis diretas pelo progresso desta nação. Precisamos visualizar o futuro, impedindo que o pessimismo tenha relevância e traga desânimo. Nós devemos cada vez mais lutar para que a precarização no interior das empresas fique presa no passado. Assim como as propostas no Congresso Nacional que tentam, a todo custo, destruir as nossas conquistas.

Alegria

O SindiQuímicos Guarulhos deseja neste Dia do Trabalho à categoria Química, Farmacêutica, Plástico e Reciclagem muita determinação e disposição, cada vez maior, para prosseguirmos no projeto de que essa nação trate com dignidade todos os trabalhadores, proporcionando a todos excelentes salários e boas condições na Educação, Saúde, Habitação, Segurança Pública e Meio Ambiente. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela amanhã, trazendo a certeza de que a nossa luta nunca será em vão.

Parabéns a todos os companheiros e companheiras, que mesmo sob forte luta, não desanimaram, mas tiveram força e disposição para prosseguir na batalha até a conquista da vitória. O SindiQuímicos Guarulhos, a Fequimfar, CNTQ e demais entidades da sociedade civil organizada ainda acreditam no Brasil. Essa tempestade vai passar e logo veremos o sol da justiça e igualdade brilhando sobre a cabeça de cada trabalhador e das pessoas que nunca perderam a fé neste país.