Centrais sindicais definiram nesta terça-feira (5), na primeira reunião do ano, uma lista de prioridades políticas para 2021.

Os principais pontos são a manutenção do auxílio emergencial de R$ 600 e a defesa de um programa de vacinação universal, gratuito e sob a coordenação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ideia é apresentar as propostas a todos os candidatos à presidência da Câmara e do Senado e também ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A lista também será debatida com o fórum de prefeitos e com governadores.

Prioridades das centrais sindicais:

1. Defesa da extensão do pagamento do auxílio emergencial de 600 reais e do Programa de Proteção ao Emprego até o fim da pandemia.

2. Defesa do emprego (medidas de geração de emprego, retomada de obras públicas, frentes de trabalho, apoio às micro e pequenas empresas).

3. Defesa de um programa de Vacinação – universal, gratuita e sob coordenação do SUS

4. Avanço da PEC da Reforma Sindical, que trata do fortalecimento e financiamento da estrutura sindical