O governador João Doria e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, confirmaram, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, no início da tarde desta segunda-feira, dia 18 de maio, que pretendem antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, e os dois feriados da Capital que ainda restam em 2020 (Corpus Christi e Consciência Negra) para os próximos dias.

Com essa medida, a intenção é criar um “mega feriadão prolongado, de quarta-feira, 20/05, até a próxima segunda, 25. Em caráter de urgência, os projetos de lei já foram enviados para a análise da Assembleia Legislativa, (a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o projeto), para que os índices de isolamento social subam e ajudem a conter a transmissão do coronavírus.

Em meio a tantas pessoas que insistem em burlar o distanciamento social proposto, o lockdown travestido de “mega feriadão”, proposto por Dória e Covas, pode ter efeito contrário a ideia originária,  tendo em vista que muitas pessoas podem aproveitar a folga e migrarem para as cidades do interior ou litoral de São Paulo, ou até mesmo, buscar um outro destino que proporcione o lazer.

De toda forma, caso seja aprovado, o “mega feriadão”, que espera-se ser uma excelente cartada para a contenção do vírus, pode ter efeito contrário e representar um tiro no pé.