Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Hora de recomeçar

O Brasil deu um verdadeiro show de democracia no dia 27 de outubro. A população foi às urnas e escolheu, na sua sabedoria, o novo presidente da República. Foi a luta da esperança contra o medo. Para o nosso bem, venceu a esperança. É a primeira vez na história da América Latina que um operário, ex-metalúrgico e ex-dirigente sindical, ganha uma eleição para presidir um País, atualmente na 11ª posição de maior economia do mundo. Na Europa, durante a década 70, a então Alemanha Ocidental também teve um Primeiro Ministro operário, Willy Brandt.

As diversas manifestações populares nas ruas em várias cidades do Brasil mostram o apoio da população. A esperança na mudança. Mas sejamos conscientes e pacientes, porque o estrago causado pela elite retrógrada foi grande. Temos, para nossa vergonha de um dos maiores exportadores de alimentos, 22 milhões de pessoas passando fome. O desemprego no País atinge 12 milhões, segundo dados oficiais do IBGE. A violência, fruto da falta de trabalho, tira a vida de 40 mil cidadãos todo ano. Vítimas de armas de fogo. O aposentado ganha vergonhosos benefícios, insuficientes para comprar medicamentos ou colocar comida em casa.

Vários setores da sociedade, inclusive a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo acenam para a concretização de um pacto, reunindo indústrias, bancos e sindicatos para tentar tirar a economia do lodo. Esperamos que desta vez, o trabalhador não seja o único a perder. Na década de 70, o então ministro da Fazenda, Antonio Delfim Netto, propôs a divisão do bolo. A elite levou até a bandeja e o operário não ficou nem com os farelos. A história repetiu-se em outros governos.

Com poder de compra reduzido, o trabalhador chegou ao limite. Hoje, o seu salário é insuficiente para custear as despesas domésticas. Para tentar manter um padrão de vida digno, mulheres e filhos precisam executar alguma função, às vezes na informalidade no exército dos 24 milhões no bloco dos Sem-Carteira. Como prova de civilidade, as centrais sindicais, inclusive a Força Sindical, deu uma trégua ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva até maio de 2003, quando saberemos o novo valor do salário-mínimo. Acreditamos na economia brasileira. O nosso País tem condições de sair da lama do neoliberalismo, que afogou a Argentina. Para isso, é importante o Congresso Nacional em sintonia com o Executivo, votar a reforma tributária e realizar mudanças profundas na Previdência, além é claro de apostar numa política de geração de empregos, inclusive apoiando a exportação, uma das formas de aumentar os recursos. Precisamos investir neste imenso mercado consumidor interno e externo. Se os Estados Unidos boicotam os nossos produtos, vamos vender para os chineses, um país com 1,6 bilhão de habitantes. Desta forma, conseguiremos espantar o fantasma da fome, desemprego e violência que se abateu sobre o Brasil nos últimos oito anos. Basta todos trabalharem juntos. Mas sem o Capital querer enganar o Trabalho.

Antonio Silvan Oliveira é presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e da Força Sindical Regional nesta cidade.
e-mail: silvan@sindiquimicos.org.br
ANO 16 - Nº 74
NOVEMBRO DE 2002

Hora de recomeçar
ESPAÇO DA FORÇA SINDICAL GUARULHOS
  Núcleo Intersindical de Conciliação Prévia
soluciona pendências trabalhistas
Metalúrgicos protestam na Paulista
Anote o endereço da Força Sindical Regional Guarulhos
GERAL
Sindicato garante 100% do INPC cheio
O Brasil tem 16,8 mi de trabalhadores sem registro
Baruel lança linha Kids na Feira da Cosmética
Após três tentativas Lula ganha presidência do Brasil
Festa das crianças no Jardim Jade e São João
Phibro possui estação de água de reuso
Reginaldo Sena:
“Meus problemas são pequenos em relação ao que encontrei” e “Obrigado companheiros (as) e eleitores
Prefeitura estuda projeto para Cumbica
Falta de ônibus prejudica parque industrial de Cumbica
Prefeitura reconhece número reduzido de linhas no bairro
SINDICATO EM AÇÃO
FURP: Gratificação
sai em janeiro
FURP erra no cálculo do salário
Finoplastic: Aviso do Sindicato para o cumprimento de cláusula
Sun Chemical exclui benefícios
Transinal vira alvo de fiscalização do MTB
Ilhasplast Plásticos fornece cesta básica, mas desconta do salário
Previdência: Empresas descontam o INSS mas não repassam à Previdência, constituindo crime passível de cadeia
Colônia de Férias
Salão de Eventos
Clube de Campo
Dentistas
Cabeleireiros
SOLAZER E ILHA MORENA
VEJA A IMPORTÂNCIA DO SINDICATO NO SEU TRABALHO
Convenção coletiva
Participação nos Lucros e Resultados
Futuro do Sindicalismo
Estrutura do Sindicato para atendimento ao trabalhador
Cursos e escolas
Convenção coletiva x acordo coletivo
Demissão em massa: O Sindicato negocia o melhor para o trabalhador
Assistência médica e odontológica
Medicina do Trabalho: As empresas têm que cumprir a lei
Sindicato realiza sonho da casa própria!
Associado pode se beneficiar dos convênios firmados pelo sindicato
Veja outras vantagens que desfrutam os associados do Sindicato
ASSOCIADOS
Porque tornar-se sócio voluntário