Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

A verdadeira política do Governo FHC

A televisão e a grande imprensa em geral ainda não mostraram os estragos causados pelos oito anos de governo FHC. Sempre é a mesma conversa: “ele baixou a inflação e o trabalhador consegue saber quanto vai gastar no final do mês. Tirou o País da hiperinflação”. Tudo mentira! Nesta edição publicamos uma reportagem mostrando quanto subiu diversos produtos essenciais dentro de uma casa. Só o alho aumentou 203,35%, desde junho de 94. Naquela época, com R$ 4,18 era possível comprar um quilo de alho e hoje são precisos R$ 12,68.

Desafio qualquer economista do governo a mostrar qual categoria profissional no Brasil que teve reajuste salarial perto deste percentual. Ninguém! Mas o presidente Fernando Henrique sempre aparece nas entrevistas dizendo que o custo de vida caiu. A realidade fora do Palácio do Planalto, onde ele mora em Brasília, é completamente diferente. Todos índices econômicos, inclusive o do governo, o INPC, medido pelo IBGE, mostra que enquanto o INPC acumulado de 1997 a 2002 ficou em 33,59%, o preço da energia elétrica subiu 116,00% Outro estudo realizado pelo IBGE revela que em seis regiões metropolitanas do Brasil, incluindo São Paulo, ocorreu a redução de 4,3% nos salários dos trabalhadores em relação ao primeiro semestre de 2001.

Qualquer cidadão pode entrar na internet e consultar esses dados. Não foram criados pela minha imaginação. Faço essa crítica baseada em fatos reais.

A sabedoria popular diz que é possível enganar uma pessoa durante algum tempo, enganar algumas pessoas durante certo tempo, mas não é possível enganar todo mundo durante todo o tempo. O resultado deste ditado é a campanha do ex-ministro da Saúde, José Serra, que despenca a cada pesquisa. O brasileiro cansou deste modelo de economia, onde só banqueiro ganha dinheiro.
Temos a maior taxa de juros do mundo: 18%. Mesmo nos Estados Unidos, com ameaça de atentados diariamente, ela é de 2%.

Será que somos mais ricos que os americanos? FHC usa essa taxa para atrair dinheiro dos especuladores. Desta forma, desaparecem os investimentos em Educação, Saúde, Segurança, Transportes. Pois o dinheiro arrecadado em impostos vai para os cofres dos banqueiros internacionais. A cada dia, cai o padrão de vida da população.

Hoje, o dinheiro do trabalhador some igual pingo d´água em cima de chapa quente. Não vou abordar o item segurança, porque essa página seria pequena para o assunto. Mas num país onde 40 mil pessoas são mortas a tiro por ano, algo está errado. Por isso chega de governo FHC. Vamos votar consciente em Ciro Gomes, para expulsar esse modelo econômico que triplicou a fortuna dos banqueiros nestes últimos oito anos. Precisamos de trabalho, de dignidade, de investimentos em diversos setores.

Antonio Silvan Oliveira é presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e da Força Sindical Regional nesta cidade.

E- mail: silvan@sindiquimicos.org.br
ANO 16 - Nº 73
AGOSTO DE 2002

EDITORIAL