informequim
jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à central FORÇA SINDICAL - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel: 209-7800 - Macedo CEP: 07112-020 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (Mtb.18.447-SP)

Câncer de mama: entre de peito nesta luta!

A incidência do câncer de mama está aumentando a cada ano, inclusive entre as mulheres mais jovens. A prevenção é o remédio para evitar o problema

De 1980 para cá, o número de casos de morte por câncer de mama entre as brasileiras só vem aumentando. Entre 1980 e 1996 – último ano cujos números estão fechados –, esse aumento foi de 92,84%. Se considerarmos as estimativas para 1999, a taxa sobe ainda mais: vai para 98,69%. Entre as jovens a elevação também é acentuada. Na faixa etária que vai dos 20 aos 39 anos, o aumento acumulado entre 1980 e 1996 é de 64,08%. O dado funciona como alerta: toda mulher, mesmo sendo nova, pode ser vítima do câncer de mama.

O que está fazendo o câncer aumentar?
A mulher moderna ovula mais (300 ciclos menstruais, contra 50 das mulheres no início do século). Isso porque começa a menstruar mais cedo (aos 12 anos), tem a menopausa mais tarde (após os 50) e engravida pouco. Isso a torna mais suscetível à ação dos estrogênios, que podem estimular a formação de células alteradas no tecido mamário, dando origem a um tumor. Outros fatores que contribuíram para o aumento do câncer de mama:

* A qualidade da alimentação piorou. Comidas com conservantes, aditivos variados e gorduras adicionais potencializam o câncer.
* O fumo está ligado ao desenvolvimento de muitos tipos de câncer, inclusive o de mama. E a bebida também aumenta as chances de se apresentar o problema.
* Quem já teve casos de câncer de mama entre parentes corre duas vezes mais riscos de vir a tê-lo também. E se a atingida for a mãe ou irmã, o risco sobe para três vezes.

Em julho, o Departamento Feminino realizará um seminário em Caraguatatuba reunindo trabalhadoras e trabalhadores da categoria para discutir temas que aterrorizam tanto homens como mulheres. Serão três dias de debates , esclarecimento de dúvidas e prevenção contra o câncer de mama, problemas de disfunção erétil ( ereção) e suas conseqüências no relacionamento do casal. Participe. Mais informações com Vilma, na sede do Sindicato.
Ano XV - nº 63
Maio de 2001

DIA DO TRABALHADOR

• Força Sindical realiza grandes atos para celebrar o Dia do Trabalhador
  • Leci Brandão: "trabalhador tem que consertar o que os políticos fizeram de errado"
  • Mais de 1,5 milhão na Pça. Campos de Bagatelle
  • Em comemoração ao 1º de Maio a Força Sindical distribui prêmios em São Paulo e Guarulhos
  • EDITORIAL
  • Governo sem luz e sem moral!
  • Expediente

GERAL
  • É O FIM! JÁ ESTÃO ATÉ APAGANDO AS LUZES!
  • Privatização do setor elétrico subiu as tarifas em mais de 130% em 6 anos
  • Racionamento pode custar 800 mil empregos em 6 meses
  • Itamar, Lula e Ciro sobem, FHC cai nas pesquisas
  • Trabalhadores da Orema rejeitam proposta da empresa
  • Sindicato vacina 414 pessoas contra gripe
  • SINDICATO EM AÇÃO
  • CONVENÇÃO GARANTE PLR
  • Continua o problema do cartão de ponto na FURP
  • Olga fornece cesta básica
  • Negociações de PPR: Bandeirante, Saint Gobain e Ancobrás
  • Sindicato manda carta para governador reivindicando PPR na FURP

APOSENTADOS

• Aposentados poderão ter remédios mais baratos
  • Tire suas dúvidas sobre aposentadoria
  • ATENÇÃO COMPANHEIRO APOSENTADO E PENSIONISTA: Não esqueça de atualizar o seu endereço!

SAÚDE E SEGURANÇA
  • Sindicato participa de seminário de saúde e meio ambiente
  • Sindicato realiza encontro de cipeiros
  • Auxílio doença pode ser requerido pela Internet

PÁGINA DO ASSOCIADO
  • Porque tornar-se sócio voluntário
  • DPTO. FEMININO
  • Câncer de mama: entre de peito nesta luta!

ESPAÇO DA SUBSEDE DE FRANCO DA ROCHA
  • Nova direção da Extec conversa com trabalhadores e Sindicato
  • Jornada na Dow é 40 horas
  • Notas da subsede