Oferta de assentos nos voos domésticos foi reduzida em 0,6%.
Volume de passageiros transportados nesses voos recuou 7,8%.

A companhia aérea Gol disse que praticou tarifas médias superiores ao patamar do segundo trimestre de 2015 em agosto, mês em que reduziu a oferta no mercado doméstico e registrou recuo da demanda.

A oferta de assentos nos voos domésticos foi reduzida em 0,6% no mês passado ante agosto de 2014, “em linha com sua projeção para queda entre 2% e 4% no segundo semestre, equivalente a uma queda de até 1% em 2015”, disse a Gol em comunicado nesta terça-feira.

Apesar de ter diminuído a oferta, a demanda caiu em ritmo superior, de 2,8%, o que reduziu a ocupação dos voos domésticos da empresa em 1,7 ponto percentual ante agosto de 2014, para 76,1%. O volume de passageiros transportados nos voos domésticos recuou 7,8%.

As tarifas mais elevadas em agosto do que no segundo trimestre ocorrem após a Gol ter afirmado que medidas para reduzir sua oferta no mercado doméstico e ajustar sua política de precificação permitiriam falar em uma tendência de recuperação a partir de agosto no indicador que mede os preços de passagens (yield), que sofreu uma queda de 17% no segundo trimestre.

O reflexo do recuo das tarifas nas contas da companhia vinha sendo uma das fontes de preocupações de analistas, assim como a desvalorização do real ante o dólar e o ambiente macroeconômico.

O gerente de planejamento de malha da companhia, Rafael Araújo, afirmou mais cedo neste mês que a redução da oferta neste ano seria pulverizada entre diversas regiões para não afetar a presença da companhia no mercado, reduzindo frequências sem cortar destinos, com foco em rotas corporativas.

No mercado internacional, a oferta da Gol em agosto foi ampliada em 2,2%, enquanto a demanda cresceu 3,5%, elevando a ocupação dos voos em 1 ponto percentual, para 72,9%.

Assim, no sistema total, a companhia encerrou agosto com queda de 0,3% da oferta e baixa de 2% da demanda. A taxa de ocupação ficou em 75,7% por cento, baixa anual de 1,3 ponto percentual. O volume total de passageiros transportados caiu 7,5%, somando 3,1 milhões de pessoas no mês.

No acumulado do ano foram transportados 26,3 milhões de passageiros, 1,7% acima do mesmo período de 2014.

Fonte: G1