Nesta terça-feira, 28 de junho, o Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos esteve em reunião na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Participaram da reunião, o secretário da Saúde, David Uip; a diretoria da FURP, os diretores do Sindicato, Neusa Marques e Antonio Silvan Oliveira (presidente da entidade) e os companheiros Fernando Escudeiro de Barros, Alexsander Rodrigues Caetano e Carlos Alberto Ribeiro da Silva, que integraram uma comissão de trabalhadores.

Apesar de não ter respostas conclusivas, o secretário mostrou que está buscando junto ao governador uma solução inclusive tratando direto com a Secretaria de Planejamento, visando o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT, e, em função dos encaminhamentos pediu a continuidade do diálogo.

Da parte do Sindicato e da Comissão, foi dito que é possível desde que a direção da empresa avalie uma alternativa emergencial relacionada às cláusulas sociais constantes da Convenção Coletiva, que tem impacto econômico, cartão-alimentação, vale-refeição e abono salarial. Os representantes da empresa ficaram de avaliar e se manifestar o mais breve possível.

Em relação ao processo que tramita no TRT, como ficou mantida a liminar que determina que em caso de paralisação, a obrigatoriedade de manter 66% do quadro de trabalhadores em atividade, os trabalhadores da FURP se mantém em Estado de Greve.

O julgamento dessa ação cautelar, que foi transformada em dissídio coletivo de greve, deverá ocorrer nos próximos dias, já que o prazo para manifestação da empresa se encerra em 01 de julho.

A ação de cumprimento que tramita na 1ª Vara do Trabalho em Guarulhos está com julgamento marcado para 19 de julho de 2016.

Nosso Estado de Greve continua, porém, temos que aguardar o julgamento do Tribunal.