A luta é para que cinco milhões de aposentadorias tenham aumento real

A Força Sindical e o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) intensificarão a luta no Congresso Nacional pela derrubada do veto da presidenta Dilma Rousseff à emenda que estende, a todos os aposentados, aumento acima da inflação. Hoje, só têm aumento real os 21 milhões que recebem o equivalente ao salário mínimo.

“Trabalhadores da ativa e aposentados estarão juntos para sensibilizar os parlamentares a manter a emenda feita à medida provisória que renova, até 2019, a política de valorização do salário mínimo”, diz Miguel Torres, presidente da Central.

“Vamos pressionar os parlamentares. E tenham a certeza de que, nas próximas eleições, os 26 milhões de aposentados se lembrarão de quem votou contra eles”, declara João Batista Inocentini, presidente licenciado do Sindnapi.

Esta emenda, que beneficia os aposentados, é de autoria dos deputados Paulinho da Força (SP) e Arthur Maia (BA), ambos do Solidariedade, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Mendonça Filho (DEM-PE).

“Temos que lutar muito para que os cinco milhões de aposentados que recebem benefícios acima do mínimo tenham aumento real porque, se for mantida esta política de apenas corrigir a inflação pelo INPC, com o tempo estas pessoas terão seus ganhos achatados e receberão um valor equivalente ao mínimo. Cairá por terra todo esforço feito ao longo de uma vida”, destaca Carlos Andreu Ortiz, presidente do Sindnapi.

O mesmo reajuste aplicado ao salário mínimo não acaba com a defasagem no poder de compra dos aposentados, mas diminui essa desigualdade e é mais um passo para melhorar a renda dos idosos, que têm gastos essenciais, como, por exemplo, com  alimentos e medicamentos, bem maiores do que o restante da população.

Com o reajuste do mínimo, os aposentados poderão viver com mais dignidade. Vamos lutar para manter esta conquista. Não ao retrocesso!”, ressalta Miguel Torres.

Fonte: Assessoria de imprensa da Força Sindical