Mais uma vez, iniciamos essa conversa com você – trabalhadora e trabalhador – comemorando o resultado das urnas. Resultado que mostrou que ela é soberana. Ao falar sim ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sinalizamos positivamente para a democracia. Falamos sim ao soberano direito de ir e vir e de podermos seguir lutando pelos nossos direitos.
Ao contrário do que muitos falam, essencialmente, os que não aceitam o resultado das eleições de 2022, intervenção militar e a ditadura são contrários à democracia.
Nós do movimento sindical, já estivemos subjugados por esse triste episódio de nossa história e podemos lembrar a todos os senhores que não foi uma época de glória. Nosso Sindicato mesmo, quando viveu a opressão militar, vivenciava o medo, e os nossos antecessores viviam o horror em não saber o que seria o amanhã junto aos seus familiares e amigos.
O contrário do ódio é o amor e como disse o presidente eleito em seu primeiro discurso após o resultado das urnas, “a ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra”. Somos uma só nação. Nação aguerrida, de gente trabalhadora e valorosa.

Nosso compromisso sempre foi e continua sendo o de lutar por importantes conquistas econômicas, sociais e de crescimento e valorização profissional a todos da família química.

Entidades sindicais e movimentos sociais, sempre deram a liberdade ao trabalhador e, sobretudo, ao cidadão brasileiro o direito de participar ativamente das decisões de nossas ações. Como todos sabem, as assembleias de trabalhadores asseguram esse direito e foi por meio dela que obtivemos excelentes resultados nas negociações de Acordos Coletivos Individuais por empresa referentes a Campanha Salarial e Social 2021/2022 no Setor Plástico de Guarulhos.

Lembramos que nesses 60 anos de SindiQuímicos, comemorados no último 5 de outubro, a nossa trajetória sempre foi sinônimo de muita luta pela liberdade e pela redemocratização do país, com incentivo à criação de novos postos de trabalho.

Sempre exercemos um importante papel de intermediário no diálogo entre a classe trabalhadora e os empregadores. Os avanços nos acordos e Convenções Coletivas foram proporcionados justamente pela ação e mobilização dos trabalhadores.
Presente nos movimentos sindicais de abrangência nacional, o SindiQuímicos é uma entidade com importante representatividade o que nos dá aval para importantes contribuições para assuntos de interesse social, econômico de toda a sociedade. Não tem sido fácil. Os últimos anos têm sido desafiadores. A campanha salarial de todas as categorias representadas pelos químicos tem enfrentado enormes desafios, o que exigiu de nós, ainda mais diálogo, e em certos momentos, enfrentamentos na Justiça para que os direitos fossem respeitados. Mas tivemos bons resultados.

Ao longo desses últimos anos, temos trabalhado em todas as frentes da sociedade e dialogado com representantes de todos os governos – claro, com algumas ressalvas e contratempos, já sabido e vivenciado por todos – para que as nossas pautas trabalhistas, sociais e econômicas sejam referendadas, e assim, seguiremos fazendo.

Já discutimos aqui neste espaço, o quanto é importante ver o trabalhador de nossa categoria produzindo, podendo desfrutar do fruto do seu trabalho em todos os âmbitos de sua vida, fazendo a economia girar, tendo acesso à educação, saúde e lazer.
Seguiremos lutando por avanços em todos os âmbitos sociais e econômicos, mas, sobretudo, por valorização profissional.
Claro que ainda tem muita coisa por vir, afinal, temos que seguir no enfrentamento da retomada econômica e social.
E que venha 2023 com novos desafios e novas descobertas. De peito aberto e confiante, rendemos graças ao futuro e seguimos firmes e esperançosos para um ano de progresso e desenvolvimento social e econômico.

Com fé em Deus, união e perseverança, vencemos uma importante batalha. Que Deus continue nos proporcionando saúde e força para que continuemos em 2023 nossa luta. Colocando sempre Deus em primeiro lugar em nossas vidas, continuaremos prosperando em nossos objetivos.