SAÚDE / SEGURANÇA / MEIO AMBIENTE

O Sindicato dos Químicos pauta sua atuação no desenvolvimento de atividades voltadas as necessidades do trabalhador.
Com o objetivo de estar sempre ao lado de quem dedica sua vida e sua saúde dentro da empresa. O departamentos atende das 8h30 às 18h, com pausa para o almoço das 12h às 13h30.

Encaminhamento ao CEREST – Centro de Referência e Saúde do Trabalhador

Para ser atendido no Centro de Referência, o trabalhador necessita de um encaminhamento com histórico clínico, diagnósticos e o CID – Código Internacional de Doenças.

Participações em SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes.
Realizamos palestras para orientação e prevenção de acidentes.

Realizações de Visitas Técnicas
Através do recebimento de denúncias anônimas ou não, marcamos visita nas empresas para avaliar os postos de trabalho e detectar os riscos graves e iminentes à saúde do trabalhador.
Após realização da visita, é gerado um relatório e encaminhado à empresa com sugestões e solicitações de melhora no ambiente de trabalho.
O resultado das visitas tem sido percebido com a melhora das condições de trabalho, diminuição dos acidentes e do desenvolvimento de doenças.

Realizações de Encontros de Cipeiros
Todos os anos são realizados dois encontros de Cipeiros, um no mês de abril e outro, em setembro. Evento realizado com o objetivo de conscientizar os cipeiros das empresas da categoria quanto as suas responsabilidades e assim, obter excelentes resultados quanto a diminuição de acidentes no ambiente de trabalho. A prática deste encontro, que chega agora a sua 21ª edição tem nos mostrado que estamos no caminho certo. No evento acima mencionado, contamos com a colaboração de vários companheiros da área da segurança do trabalho que sempre ministram suas palestras e atividades para que o cipeiro desempenhe um bom trabalho em seu mandato.

O que Você Precisa Saber:

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
É uma organização formada por trabalhadores da empresa, eleitos em votação secreta. Muitos riscos poderiam ser eliminados e acidentes graves e fatais seriam evitados, se a Cipa não encontrasse tantas barreiras para atuar dentro das empresas.

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes
– Todos os anos, durante uma semana a empresa deve obrigatoriedade em realizar atividades de prevenção com a participação de todos os funcionários e segundo a determinação da norma regulatória – NR5.

CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho
É emitido todas as vezes em que ocorre um acidente de trabalho:

• Doença ocupacional: É aquela que o trabalhador adquire em suas atividades laborais;
  • Acidente de trajeto: É aquele que acontece quando o trabalhador está se dirigindo para o trabalho ou saindo do trabalho e se dirigindo para o seu lar;
  • Acidente típico: É aquele que ocorre durante o horário de trabalho.

O empregador deve preencher o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho e encaminhar ao INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social e ao Sindicato. O CAT assegura os direitos previdenciários do acidentado,inclusive sua estabilidade no emprego por um ano.

LER Lesão por Esforços Repetitivos
DORT Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
O empregado é responsável pela realização dos exames médicos admissionais, demissionais, de retorno ao trabalho, de mudança de função e periódicos.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Através deste Programa é feito um levantamento de todos os riscos que os funcionários estão expostos.
Desta forma medidas de prevenção e controle são adotados.