As lideranças da direção nacional da CNTQ estiveram reunidos com as federações e departamentos profissionais do Ramo Químico. Na pauta do encontro, a avaliação da conjuntura nacional, o resultado das campanhas salariais do primeiro semestre e o rumo para a campanha salarial e social do segundo semestre.

A expertise e capacidade das lideranças do setor em cada região do País resultam com sucesso na manutenção das cláusulas sociais existente em Acordos e/ou Convenções Coletivas, como também aumentos salariais acima da inflação. “Nesse momento temos que fazer um grande debate com trabalhadores que representamos. Temos que ressaltar a importância e a necessidade da mobilização, como também da valorização e reconhecimento da necessidade da luta para garantir os avanços alcançados, caso contrário, sem os Sindicatos, Federações, Confederação e Central Sindical, à frente desta luta de resistência aos ataques vindo do Governo, Parlamento e empresários inescrupulosos, as perdas serão enormes para todos os trabalhadores. Portanto é hora de unir, os trabalhadores e lideranças sindicais”.

“O custeio sindical tem que integrar a pauta de debate entre trabalhadores e lideranças sindicais. O trabalhador tem que participar e decidir qual o modelo de representação que ele precisa, e para isso, precisam ter ciência da importância do quanto ele perde sem esta representatividade. Depois que as perdas chegarem a seus bolsos, não adianta ficarem buscando culpados, pois não haverá mais o que recuperar, afinal, o enfraquecimento da estrutura sindical retira direitos trabalhistas e é um retrocesso para as conquistas dos trabalhadores”

Presidente da CNTQ e do Sindiquímicos Guarulhos, Antonio Silvan Oliveira.