O principal índice de ações da bolsa caiu 0,47%, a 41.887 pontos. Veja a cotação. Foi o terceiro dia de queda.Na semana, a bolsa acumula alta de 0,82% e, no mês de fevereiro, avanço de 3,66%. Em 2016, o índice recua 3,37%.

Destaques do dia
Perto do fechamento, as ações preferenciais da Petrobras operavam em baixa, mesmo com a queda do petróleo no exterior.No radar, estava aprovação pelo Senado do projeto que desobriga a empresa de ser a operadora única e de ter participação mínima para exploração no pré-sal. Também no foco estava reportagem do “Valor Econômico” de que a companhia receberá pelo menos 3 ofertas por gasodutos.Vale caiu mais de 5%, em sessão marcada pela queda dos preços do minério de ferro na China e com o resultado da mineradora no último trimestre de 2015 mostrando o maior prejuízo desde a sua privatização. A companhia também afirmou que avalia vender ativos essenciais.Banco do Brasil subia 0,61%, em sessão sem rumo definido, após balanço do quarto trimestre mostrar queda do lucro, afetado por baixo crescimento do crédito e maiores provisões para perdas com inadimplência. O banco ainda previu desaceleração do crédito em 2016.

Véspera
A bolsa fechou em forte queda nesta quarta-feira (24), depois que a agência Moody’s tirou o grau de investimento do Brasil mais cedo. A agência era a única das “três grandes” que ainda concedia o “selo de bom pagador” ao país. O índice foi pressionado ainda pelo quadro externo desfavorável.O Ibovespa caiu 1,03%, a 42.084 pontos.  Na semana, a bolsa acumula alta de 1,30%. No mês de fevereiro, o índice sobe 4,1% e, em 2016, perde 2.91%.