PNUD e ENAP lançam livro sobre inovação social e desenvolvimento

By
Updated: novembro 18, 2020

Está disponível para download o livro “Design Ágil para Inovação Social e Desenvolvimento”, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o PNUD. A publicação discute abordagens baseadas em design, pensamento sistêmico e métodos ágeis para gerar impacto social.

O conteúdo está disponível no site no PNUD e na Biblioteca Digital da Administração Pública, da ENAP. A coordenadora da unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do PNUD, Moema Freire, explica que “abordagens que promovam a inovação e a melhoria contínua de políticas voltadas ao bem-estar das pessoas e do planeta são fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

O livro é dividido em cinco partes: a primeira explica o conceito de desenvolvimento humano e de que formas a inovação social pode colaborar para promovê-lo; já na segunda, são abordados modelos mentais para inovação, ou seja, “jeitos de pensar” as mudanças. A terceira parte dá dicas de como liderar jornadas de inovação e trata sobre os conceitos de liderança facilitadora, gestão de tempo e de riscos. Na quarta parte, a obra trata da jornada de inovação e de suas quatro grandes etapas: contexto, problema, solução e evolução. No último capítulo, a publicação traz reflexões sobre a interligação dos temas discutidos anteriormente.

“O design é uma poderosa abordagem para melhorar políticas e serviços públicos, pois traz uma série de ferramentas para entender as dores e os sonhos das pessoas”, explica Tomaz Santos, autor do livro ao lado de Bruno Rizardi. Ao acessar a obra digital, o leitor encontra disponível também um kit de ferramentas virtuais que pode ser usado na condução de jornadas de inovação feita por meio do design.

“O livro traz ferramentas, conceitos e análises que buscam inserir elementos de inovação nas estratégias de desenvolvimento humano”, diz a gerente de projetos do PNUD Lídia Botelho.

Clique aqui para fazer o download do documento. 

 

Foto | Pixabay

You must be logged in to post a comment Login