É comum pessoas comprarem produtos de limpeza e colocarem em outros recipientes para ocupar menos espaço ou fraciona-los para o uso, mas esse costume pode causar graves acidentes. As garrafas pets são as mais usadas para guardar água sanitária, removedores e outros produtos de limpeza.

Em toda residência, são usadas e manipuladas inúmeras substâncias químicas, na maioria das vezes, são tratadas e utilizadas como substâncias inofensivas.

Por razões práticas e econômicas, os produtos são comprados em embalagens grandes (cinco quilos ou litros) e depois, em casa, fracionamos para embalagens menores, perdendo-se, assim, a identificação do produto com um rótulo. Sem querer, as crianças poderão facilmente engolir o detergente, julgando tratar-se de água ou sumo. Um adulto consegue sentir o cheiro, mas as crianças não percebem, às vezes, a curiosidade da criança é o maior problema.

Mesmo se os produtos forem mantidos nas próprias embalagens e devidamente rotulados, deve-se tomar cuidado com o local em que será guardado. O produto deve ser colocado em um local de difícil acesso para crianças e animais e utilizar fechaduras para impedir a abertura. Vale lembrar também, que o morador deve tomar muito cuidado ao escolher o local para guardar os produtos. Não é aconselhável guardá-los próximo a alimentos.

Os detergentes são os maiores responsáveis por diarreias, vômitos e problemas digestivos; já a água sanitária é mais agressiva, podendo gerar irritações no tubo digestivo e queimaduras. A intoxicação por via digestiva é a mais frequente e a mais danosa para o organismo. Mas pode haver também intoxicações via cutânea, com água sanitária ou tintas, por exemplo; via ocular, como inflamações dos olhos com perfumes, ou a inalação de produtos tóxicos, podendo causar até a morte.

Em caso de ingestão de produtos perigosos, a pessoa deve ser levada imediatamente para o hospital. Se for possível, é aconselhável que a pessoa leve o produto que foi ingerido para que o médico possa tomar o procedimento correto. As pessoas têm costume de tomar água, leite ou qualquer outra bebida achando que vai amenizar o problema, *mas isso não é aconselhável. A dica é não tomar nada, somente ligar para 192 (*SAMU), 193 (*CORPO DE BOMBEIROS) ou encaminhar se diretamente direto para o hospital.

 

8